compras

Nova florista da cidade foi fundada por um genro e uma sogra apaixonados por plantas

Sérgio Freitas, de 52 anos, e Maria da Conceição, com 66, foram criados no campo e sempre viveram rodeados de flores.
Abriu este mês.

Cansado de trabalhar na construção civil, Sérgio Freitas decidiu, de um dia para o outro, mudar de profissão. E numa área completamente diferente. A 6 de março, juntamente com a sua sogra, Maria da Conceição, fundou a Ecos da Terra, uma nova florista em Setúbal. Apesar de ser uma mudança radical, tem uma explicação.

Tanto Sérgio, de 52 anos, como Maria da Conceição, nasceram e cresceram no campo, e ainda hoje vivem em quintas. A propriedade da família Freitas, na aldeia de Brejos do Assa, em Palmela, é dedicada à produção de plantas e flores. “A minha sogra sempre se interessou e mexeu em flores. Eu e a minha mulher também, então decidimos juntar-nos para abrir um negócio”, explica Sérgio à NiS.

O próprio nome do espaço remete para a relação dos dois fundadores com as plantas. “Queríamos algo relacionado com o facto de serem coisas da terra e que indicasse esta nossa ligação às plantas e às flores”, partilha. “Tanto a minha família como a da minha mulher sempre viveram da terra, a vender os produtos no Mercado do Livramento.”

A mãe de Maria da Conceição, com 89 anos, desempenha um papel fundamental no novo projeto. “Há 50 anos não existiam produtores de flores e ela fazia este trabalho. Ainda hoje nos ajuda. É o pilar da produção”, revela Sérgio.

A nova loja, com cerca de 30 metros quadrados, foi toda construída e decorada por Sérgio, com materiais reutilizados. O profissional é também responsável pela decoração sustentável do Little Garden, o alojamento que começou a receber hóspedes em 2019, na Fonte Nova.

Na Ecos da Terra, podem encontrar-se “todos os géneros” de flores e plantas, desde as suculentas às aéreas. “Decidimos trazer um bocadinho de alegria à rua e às pessoas da zona”, partilha Sérgio. Para as flores de corte que não têm na sua quinta, como lírios, antúrios, orquídeas, rosas, calateias e gerberas, o fundador recorre a fornecedores nacionais.

Os arranjos variam entre os 7,50€, com duas espécies de flores, e os 20€, para até oito. No entanto, os preços podem variar consoante o género das plantas e o tamanho escolhido.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da nova florista de Setúbal.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Amílcar Cabral 1
    2900-220 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira — das 10h às 13h e das 15h e 19h
  • Sábado — das 10h às 13h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA