compras

No novo estúdio da cidade, as tatuagens são inspiradas em arte oriental (e não só)

Se não é fã deste tipo de desenho, não se preocupe. Renato adapta o trabalho ao que o cliente pede e só quer vê-lo satisfeito.
O Norigae abriu a 8 de abril.

Uma tatuagem é um desenho único, marcado para sempre na nossa pele, que conta histórias, evoca memórias e, muitas vezes, simboliza no exterior o que sentimos e o que pensamos. Renato Silva, 31 anos, natural e residente em Setúbal, abriu a sua loja, Norigae, a 8 de abril, mas, mais do que um espaço, ama pintar, desenhar e também a sua profissão.

A escolha no 10.º ano foi a de Artes Visuais — o gosto pela arte foi algo intrínseco ao longo do seu percurso —, e foi num estúdio de tatuagens na Baixa de Setúbal que o agora tatuador aprendeu o ofício. Começou a tatuar aos 17 anos mas, por vários motivos, não conseguiu manter esse trabalho como o principal ao longo dos anos.

Reforçou que, ainda assim, foi resiliente e não deixou o desenho. “Fui fazendo formações de pintura e ilustração e, paralelamente, ia comercializando quadros a óleo ou acrílico, e produzindo alguns projetos de pintura mural”, conta Renato à New in Setúbal.

Entrou num estúdio como aprendiz, depois de mostrar o seu portfólio de trabalhos e de ter sido aceite, e ali aprendeu a tatuar, “a desenvolver as técnicas e a ganhar destreza”. Este novo projeto surge associado à arte oriental. O nome Norigae é “dado a um acessório ornamental usado na Coreia, que serve também como amuleto de boa sorte e felicidade”. O seu estúdio foi idealizado para, além de trabalhar no corpo das pessoas, criar no “papel”, ter inspiração e criar com o coração, para continuar a desenvolver os seus desenhos digitais.

Renato Silva, o tatuador.

“O meu trabalho tem como foco o full-color dentro do estilo Dancheong. Este é um estilo de tatuagem existente, inspirado na arte tradicional de coloração decorativa na Coreia usado em edifícios e artefactos.  Tenho, também, particular interesse na tatuagem oriental a vermelho”, diz o artista.

Apesar desta especialização, nada tema — as tatuagens são adaptadas ao que o cliente deseja, seja a cores, com linhas, ou a preto e branco. Os preços variam entre o mínimo de 50€ e 150€ por sessão e o número de sessões depende do tamanho e da complexidade do desenho.

Se está à espera de encontrar um local escuro, desengane-se. O espaço foi construído e decorado para que existisse um “ambiente leve, colorido e com luz” para que todos se sintam descontraídos. Há apontamentos orientais, mas também ligados à natureza, como tons verdes, alguma vegetação, e, claro, uma alusão à flor de cerejeira e canas de bambu, num transporte imaginário até à cultura coreana.

As pessoas “não se mostram reticentes e apreciam a estética” do trabalho de Renato, por isso, o feedback tem sido “muito positivo”, e mais — o próprio assume que “é um bom desafio quando se adapta ao desejo dos clientes e sentir que dá para satisfazer com o produto final”.  

Ter o estúdio em Setúbal foi sempre uma certeza: “Foi a cidade que me viu crescer e onde tenho as minhas raízes”, acrescentando: “Para o futuro, gostava de começar a fazer piercings e, posteriormente, ter também uma pequena empresa de supplies de tatuagem”.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Renato Silva

Idade: 31

Comida favorita: Carne de porco à alentejana

Bebida favorita: Coca-cola

Guilty pleasure: Mandar vir comida para casa

Convença-nos a visitar o espaço: “Aqui as pessoas também encontram uma zona com livros e podem consultá-los livremente. Aprendemos muito através da partilha de ideias com novas pessoas. Alguém que apenas queira cá passar para conhecer o espaço, os meus desenhos e/ou a mim, é muito bem-vindo e estarei disponível para conversarmos”.

De seguida carregue na galeria para conhecer o novo estúdio de tatuagens de Setúbal.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praceta José Régio Nº3
    2900-167  Setúbal
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 10h às 18h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA