A época do Natal tem tudo para ser mágica, desde o espírito de solidariedade às luzes brilhantes que iluminam as ruas. Os problemas começam quando chega a altura de pensar no que vamos oferecer a toda a gente e, quanto mais pensamos, mais confusos ficamos. É por isso que as melhores opções — e quase sempre infalíveis — são as mais simples e originais. Para aprender a criar o presente perfeito, temos uma sugestão imperdível.
Vai decorrer uma oficina de velas ecológicas no Moinho de Maré da Mourisca, dia 7 de novembro, às 10 horas. “Luzes da Natureza” integra a programação de Natal definida pelo Município de Setúbal. “Nesta oficina, os participantes irão aprender a criar velas artesanais utilizando materiais naturais como ervas, flores secas, sementes e ceras ecológicas, unindo criatividade, sustentabilidade e respeito pela natureza”, explica a organização.
A melhor parte é que fica com conhecimentos para recriar as peças em casa as vezes que quiser. “Vamos explorar técnicas simples para a criação de velas personalizadas, ideais para decorar a casa ou oferecer como presentes únicos e conscientes. Com a ajuda do Pé de Jasmim vamos criar um Natal com prendas diferentes”, acrescentam os responsáveis.
A participação na atividade está sujeita a inscrição, com doação, no local, de bens alimentares que revertem a favor da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). Custa 13€ e o pagamento é feito diretamente à artesã Pé de Jasmim. Para o evento acontecer é necessário ter o mínimo de oito participantes, até um máximo de 12. As inscrições terminam a 4 de dezembro e devem ser feitas através do preenchimento de um formulário online.
Localizado numa zona de sapal, salinas e montado — e rodeado por terrenos usados, noutro tempo, para o cultivo de arroz —, o moinho de maré é um exemplo de arquitetura tradicional, possivelmente do século XVII. O da Herdade da Mourisca é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no estuário do Sado e esteve em funcionamento até aos anos 50.
Atualmente, a Herdade da Mourisca, além de centro de informação e lazer, permite a realização de dois percursos pedestres: um na zona de estuário e outro numa área mais interior de montado. Aqui pode observar aves limícolas e plantas de sapal.
Já que estamos a falar da Arrábida, carregue na galeria e conheça nove trilhos que pode fazer para explorar a serra.