compras

Mercado do Rio Azul reabriu e está muito mais bonito

O espaço comercial junto às docas tem novas bancadas, azulejos, um mural sobre a pesca e iluminação LED.
Mais uma opção para fazer as suas compras. Foto: CMS.

Além do Mercado do Livramento, na Avenida Luísa Todi, os setubalenses vão passar a contar com mais um espaço para comprar peixe fresco e legumes. O Mercado do Rio Azul, antiga lota, na frente ribeirinha da cidade reabriu esta quinta-feira, 31 de janeiro, com instalações renovadas.

O edifício, de 600 metros quadrados foi totalmente remodelado. O investimento foi de mais de 300 mil euros da União das Freguesias de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal e da APSS — Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Azulejos azuis, bancadas em metal e equipamentos de apoio, como lavatórios e torneiras em inox fazem parte do cenário do novo mercado, com 46 comerciantes. Grande parte das bancas são dedicadas à venda de peixe fresco, mas também há produtos hortofrutícolas, pão e um espaço de cafetaria. A iluminação é LED, mais amiga do ambiente e as paredes brancas têm um mural grande com a imagem da embarcação “Segredos do Mar”.

Na sessão de inauguração, Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal sublinhou a importância do novo mercado como reforço da oferta comercial, em Setúbal. “Este será um espaço qualificado, que dignifica a cidade, dotado de melhores condições de trabalho para operadores e de usufruto para o público”.

A cerimónia contou com um apontamento cénico pelo ator José Nobre, que interpretou a personagem “Zé Anzol”. A música esteve a cargo do grupo típico Cantares do Sado, que apresentou o tema inédito “Hino do Mercado do Rio Azul”, com letra da autoria do falecido poeta sadino João Faleiro Paixão.

O Mercado do Rio Azul está aberto de terça a sábado das 7 às 13 horas. No futuro, o novo equipamento vai receber eventos de divulgação do pescado setubalense.

tags: frente ribeirinha, lota, Mercado do Rio Azul, novas instalações, peixe fresco, União das Freguesias de Setúbal