compras

Maria Pó: a loja dos Pasmadinhos do Bonfim

A galeria de arte fica na Rua Arronches Junqueiro e vende as réplicas em cerâmica das famosas figuras instaladas no Jardim do Bonfim.

Situada na Rua Arronches Junqueiro, perto do Largo da Misericórdia, em Setúbal, a Maria Pó é uma loja e galeria com trabalhos de autor, peças em cerâmica, utilitárias, decorativas, escultura e quadros a óleo sobre tela.

Todas as peças são feitas artesanalmente. Os mais famosos são os chamados Pasmadinhos, coleção de peças de cerâmica de autor produzidas pelo casal criadas em exclusivo para a cidade, em parceria com o município de Setúbal. “Vendemos um pouco de tudo, embora os Pasmadinhos sejam a nossa imagem de marca”, conta à New in Setúbal Elsa Rodrigues.

A ideia de criar o negócio partiu de Elsa Rodrigues, mestre em cerâmica artística e monumental pela Stroganov Universidade Estatal de Moscovo de Arte Industrial e Aplicada (MGHPU) e do marido Jacek Piątkiewicz, pintor formado pela Escola de Belas Artes de Moscovo, que decidiram mostrar o seu trabalho à cidade.

Espalhadas pelo Jardim do Bonfim, as peças, réplicas das originais, foram alvo de intervenção do escultor Hélder Silva e têm três metros de altura. Dona Vinha, Descarregador de Peixe, Maria Baía, Frade Arrábido, Observador de Pássaros, Bocage, Luísa Todi, Miss Livramento e mais recentemente o Vitoriano foram as figuras escolhidas para representar a cidade.

À New in Setúbal, Elsa explicou que o nome Maria Pó foi criado seguindo uma lógica pensada pelo casal. “Escolhemos o nome Maria, porque é mais universal e depois pó, porque é a nossa essência, daquilo que somos feitos. Além disso, porque é a inicial de Portugal, a minha terra, Polónia, a pátria do meu marido e pottery, cerâmica, em inglês”, revela.

tags: Baixa, Maria Pó, Pasmadinhos do Bonfim

localização, contactos e horários

morada
  • Maria Pó [ver mapa]
    Rua Arronches Junqueiro, 79
    2900-248 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Das : 10:00
  • Às: 13:00
  • Das: 15:00
  • Às: 18:00