Calor, verão, cor, vibração, alegria, praia, Portugal e Brasil. São estas as palavras que melhor caracterizam a nova coleção da Aracari, a marca de swimwear de Susana Soares, natural de Setúbal e a morar em Alcochete. Tal como a New in Setúbal lhe tinha contado quando a marca foi lançada em 2021, esta assistente de bordo — profissão que exerce há 16 anos — tem grandes sonhos e não vai desistir de concretizá-los.
“Let’s get colourful” é o nome desta terceira coleção lançada na passada terça-feira, 23 de maio. “Tento fazer sempre uma coleção diferente das existentes em Portugal. Em vez de fazer apenas tons neutros, uso combinações de cores, brilhos, que é algo que não se vê muito. Quis pautar pela diferença e tenho tido bastante sucesso no que respeita à combinação de cores. Tenho muita procura. Esta nova coleção traz cor, brilho, alegria e glamour às praias portuguesas e ao verão”, diz Susana à NiS.
A inspiração para este ano foi o Rio de Janeiro e “o brilho da cidade, a alegria e as cores”. As peças têm o nome das principais praias da cidade como Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, entre outras. Uma das modelos é a conhecida manequim Kelly Baron, que mora em Portugal, mas é brasileira e “identifica-se muito com a marca”.
A ideia de ter a própria linha de biquínis e fatos de banho surgiu porque Susana é apaixonada pela costura e modelagem e, claro, assume-se como uma “eterna biquíni lover”. Fica a apresentação: “Para quem não me conhece, sou a Susana e foi no meu imaginário que este projeto nasceu. Formei-me em Costura e Modelagem Industrial na Escola de Moda de São Paulo, colecionei mais de milhentos biquínis e trazia em mim este sonho. Em todos os destinos para os quais tive oportunidade de viajar encontrava mais uma peça do puzzle. Em todo o lado via inspirações. Os padrões formavam-se na minha cabeça enquanto absorvia tudo em meu redor”, revela.

A Aracari foi lançada em março de 2021 em plena pandemia. Susana tinha sido mãe em 2020 e estava em casa porque os voos estavam totalmente suspensos. Decidiu, nesta altura, investir todas as suas poupanças e avançar com o sonho de ter uma marca de biquínis, até porque já os fazia para ela própria e para as amigas. Curioso com o nome? Pois bem, a inspiração veio da Amazónia, numa viagem que Susana fez e onde descobriu “um tucano com cores vibrantes, de cabelo encaracolado, o mais social e fashion de todos”. O nome é Aracari Curl Crested e, pela semelhança ao que considera ser a essência da sua marca, assim ficou batizada e foi este o nome que deu “vida e personalidade” à Aracari Swimwear.
Para 2023, procurou “juntar um pouco da magia da cidade do Rio de Janeiro e trazê-la para Portugal”, com o cuidado de perceber as tendências portuguesas e as cores pantone do verão deste ano. A Aracari está presente em Portugal, Angola e Moçambique e já teve dois desfiles — em Luanda e Maputo — com a RTP África em 2022. O público-alvo está entre os 25 e os 45 anos.

Os valores rondam os 60€ e os 64€, no caso dos biquínis e os 70€ para os fatos de banho. A marca é “pautada pela qualidade das licras, modelagem, com as etiquetas em silicone, o forro da cor do biquíni, a chapinha em dourado com o símbolo da ARACARISW, as licras são italianas e recicláveis ou das melhores marcas do Brasil”. Vem também, em conjunto, um saco de pano personalizado da marca e, se for comprar online, é enviado numa embalagem também personalizada. “Prefiro vender as peças a um preço intermédio e não restringir apenas a um tipo específico de público com mais poder económico. É mais acessível, mas não baixo a qualidade, que é sinonimo da minha marca”, defende.
“Neste projeto, dedico-me de corpo e alma todos os dias. É difícil, mas como é algo feito com o coração acaba por facilitar. No entanto, não tenho folgas, trabalho sete dias por semana para concretizar este meu sonho”, conta. “Há muita concorrência, mas não desisto e tento marcar pela diferença. Recebo muitas mensagens de clientes que gostam muito dos biquínis e publicam fotografias nas viagens que fazem ou na praia. É uma sensação indescritível de realização de um sonho. De certa forma, participo um pouco na vida e nas férias de todas as clientes”, confessa.
Futuramente, o objetivo é tornar a marca ainda maior e que seja “reconhecida pela diferença”, que é, como quem diz, “uma marca de cor e brilhos associada a uma experiência de culturas por todo o mundo”, que são o lema da Aracari. “A sessão desta coleção foi no Rio de Janeiro e para o ano que vem, quem sabe”. Pode encomendar as suas peças favoritas através do Instagram, do site ou na loja em Lisboa, na Avenida da República.
De seguida carregue na galeria para conhecer alguns modelos da coleção “Let’s get colourful” da marca setubalense Aracari.