compras

Luzes, passarela e casacos felpudos. Setúbal vai receber um desfile de moda de inverno

A primeira edição do evento, organizado pela Setúbal Fashion Show, acontece a 7 de dezembro. As inscrições para os castings já abriram.
Os setubalenses estão convidados (DR: SFS)

Marilyn Monroe, Coco Chanel, Brigitte Bardot ou Audrey Hepburn são alguns dos nomes de celebridades facilmente reconhecidas em todas as gerações. Independentemente da profissão enquanto atrizes, modelos ou empresárias, tornaram-se dos maiores ícones da moda e são, em todo o mundo, uma inspiração para esta indústria e não só. Muitos inspiram-se nestes nomes, como bons exemplos de quem quer alcançar o estrelato, mas, tal como elas, têm de começar por algum lado.

A verdade é que o início de uma carreira na moda pode acontecer em qualquer lugar e esse sítio pode mesmo ser Setúbal. Em setembro, decorreu o Setúbal Fashion Show, que foi um enorme sucesso e contou com a participação de vários setubalenses, entre fotógrafos, designers e outros talentos. Agora, é altura de apresentar os looks para a temporada de outono/inverno e, por isso, está a chegar o Winter Show.

O evento, organizado pela Setúbal Fashion Show (SFS), está marcado para dia 7 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Luna Esperança, e conta com a participação de seis designers. “O Winter Show é o primeiro desfile de moda de inverno organizado na cidade e constitui um dos objetivos do SFS. É um evento de moda baseado na consciência criativa dos designers. Ou seja, vai além de criar algo que apenas nos mantenha aquecidos”, explica Aires Muscate, fundador e diretor artístico, à NiS.

Entre os objetivos, destaca-se ainda o “estilo e expressão pessoal”, já que “a moda de inverno permite que as pessoas expressem a identidade e estilo único, mesmo com camadas”; o “conforto e funcionalidade”, com “roupas quentes e práticas” que são “essenciais para lidar com o frio, garantindo que se sintam confortáveis no dia a dia” e ainda a versatilidade, uma vez que “esta estação promove a ideia das camadas, permitindo que as pessoas misturem e combinem diferentes peças, criando looks variados”.

Há ainda o foco na área da inovação, uma vez que “os designers frequentemente introduzem novas tendências, tecidos e cortes que desafiam as normas da moda e trazem frescura à estação”, e, claro, da sustentabilidade, algo que as marcas, no geral, estão a procurar com elementos “eco-friendly e com durabilidade”, sem esquecer que tudo isto promove a “autoconfiança”: “vestir-se bem, mesmo no frio, pode aumentar a autoconfiança e o bem-estar, impactando positivamente a forma como as pessoas se sentem”, explica Aires.

As novidades não ficam por aqui. As inscrições para o casting de modelos, que decorre a 17 de novembro, das 14h30 às 17h30, no Mercado da Conceição, já estão abertas. Os interessados devem preencher um formulário online. A candidatura para os designers também está a decorrer e o prazo termina no dia do casting de modelos, sendo também necessário o preenchimento de uma ficha.

A programação, ainda que provisória, inclui diferentes momentos. O dia começa com a abertura do evento às 14 horas, seguindo-se a preparação para o espetáculo. Às 19h30 decorre a receção dos convidados e, às 20h15, começa o desfile, que terminará por volta das 21 horas, com um espetáculo de um “artista surpresa”. Às 22 horas, há ainda um after show. Recorde o artigo onde falamos do primeiro evento da organização, o Setúbal Fashion Show.

Já que aqui está, e como estamos a falar de moda, carregue na galeria para conhecer alguns essenciais que tem mesmo de ter no seu guarda-roupa durante o outono. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA