Se mora em Setúbal e passa algumas vezes pela Avenida Mestre Lima de Freitas, perto do Atlantic Parque, de certeza que já reparou que as obras da Mercadona estão quase terminadas. Embora ainda não tenha sido revelada a data de abertura da loja, sabemos que tudo está a ser preparado para a inauguração, incluindo os funcionários.
Os futuros colaboradores da loja de Setúbal já estão a receber formação teórica e prática há alguns meses, com o objetivo de poderem desempenhar as suas funções, bem como dominar as ferramentas de trabalho e entender a cultura da empresa.
Em declarações à NiS, a retalhista espanhola afirmou que a formação sempre foi um pilar essencial para o futuro dos colaboradores. “A Mercadona considera que é através da formação que se inicia o desenvolvimento profissional de cada colaborador, não só a nível das suas capacidades e conhecimentos, como também no desenvolvimento sustentável da empresa no que diz respeito ao seu recurso mais importante: as pessoas”, indica.
Atualmente, a formação está a ser dada nas lojas da marca no norte do País, onde se encontram os colaboradores que já lá trabalham há mais tempo e estão aptos a ajudar os novos funcionários. Entre eles estão mais de 300 formandos que vão integrar as novas lojas de Setúbal, Lisboa, Leiria e Santarém.
Desde o primeiro dia de formação que a Mercadona garante aos funcionários um contrato de efetividade, sendo que os trabalhadores recebem o vencimento total como se já estivessem a executar as suas funções oficialmente. Quanto às despesas associadas à formação, como alojamento, alimentação e deslocações, a empresa cobre a sua totalidade.
Os rostos
A NiS quis conhecer alguns dos funcionários que vão atender os clientes setubalenses. Rita Martins, de 37 anos, é de Setúbal e iniciou a formação no supermercado da empresa em Ovar. “Fui muito bem recebida nas lojas. Os colegas sempre foram muito prestáveis e simpáticos”, começa por dizer.
Apesar de a formação ser exigente, Rita faz um balanço positivo e revela que o facto de estar a chegar ao fim lhe transmite um sentimento “agridoce”, pois por um lado pode voltar para junto da família na sua cidade, mas por outro vai ter saudades das pessoas que a acolheram em Ovar.
Já Ângelo Silva tem 35 anos, vive no Pinhal Novo e será um dos funcionários que irá trabalhar na loja de Setúbal. Desde janeiro de 2022 que está a fazer formação na Póvoa de Varzim. Já sabia que teria de ir para o norte do País, uma vez que não existiam lojas na zona sul, mas estava preparado e queria que assim fosse, pois considera que é no terreno que se aprende.
Mostra-se satisfeito por poder trabalhar nesta empresa, pois tem a possibilidade de progredir na carreira e ainda ter tempo para a família e amigos.
Ana Alves, de 38 anos, reside no Pinhal Novo e é um dos rostos que poderá ver na secção da peixaria da Mercadona de Setúbal. Está a fazer formação nesta e noutras secções desde outubro de 2021, em Águeda. “Fui muito bem recebida. Senti-me como parte da equipa e os colegas que me deram formação foram incríveis”, afirma. Durante a formação conheceu o norte de Portugal e adorou. A terminar esta etapa, confessa que terá saudades “dos amigos que fez e dos momentos que viveu com todos eles”.
Rita, Ângelo e Ana são apenas alguns dos rostos que poderá ver na loja de Setúbal. Quando o espaço abrir, não deixe de conhecer os produtos que lá serão vendidos e os funcionários que deverão garantir um bom atendimento aos clientes da cidade.
Recorde-se que a Mercadona de Setúbal deverá abrir entre junho e julho e terá cerca de 1900 metros quadrados e uma enorme variedade de produtos, como sushi, charcutaria, peixe, carne, produtos de beleza e cuidado de pele, refeições prontas a comer, doces, entre muitos outros. Terá também um parque de estacionamento com 140 lugares.
O projeto de expansão da retalhista espanhola em território nacional conta com um investimento de 150 milhões de euros.