compras

Imaginação com Arte: onde a criatividade acontece

Artista alentejana cria peças personalizadas em azulejo tradicional e moderno, esculturas em barro, óleo, aguarela, acrílico e retratos a carvão. As grandes estrelas das obras são as figuras e as paisagens da cidade.

Mariana Ricardo tem 59 anos e pinta desde miúda: “o primeiro retrato que fiz foi da minha avó quando tinha sete anos. Na altura fechava-me no quarto e punha-me a pintar quadros. Nunca pensei fazer isto da minha vida, mas o que é certo é que aconteceu”, confidencia à New in Setúbal.

Dado o grande interesse pelas artes plásticas e para aperfeiçoar a técnica fez um curso de cerâmica nos anos 80, no Espaço Fortuna – Artes e Ofícios, na Quinta do Anjo. “Depois de fazer o curso comecei a pensar que podia abrir um espaço próprio e assim aconteceu”.

Apesar de estar na Baixa comercial há 25 anos, só abriu o atelier Imaginação com Arte há quatro anos. Localizado no número 99 da Rua Arronches Junqueiro, o espaço é uma oficina de arte, onde a artista alentejana faz peças em azulejo tradicional e moderno, esculturas em barro, óleo, aguarela, acrílico e retratos a carvão e azulejo por encomenda. “As pessoas trazem uma ideia, por exemplo, uma paisagem de Setúbal, eu faço o esquema e depois construímos a obra juntos”.

Além de dar aulas de pintura, a artista faz as placas com os nomes das ruas, algumas peças em cerâmica para as juntas de freguesia, azulejos, acrílicos, óleos, retratos e restauros.

Nesta época, uma das grandes atrações são as sardinhas em barro vendidas, sobretudo para Lisboa e Algarve.

“As pessoas trazem uma ideia, por exemplo, uma paisagem de Setúbal, eu faço o esquema e depois construímos a obra juntos”

Mariana considera que a sua loja apresenta um conceito diferente do habitual. “Nós criamos amizades entre os vizinhos. Cada pessoa que entra aqui é um possível amigo e isto é uma maneira diferente de estar na Baixa. As pessoas sentam-se e ficam a ver-me trabalhar. A relação com a artesã não acaba aqui dentro, está sempre em movimento”, acrescentou à NIS.

Localizado numa das artérias principais da Baixa, o atelier é visitado por muitos turistas essencialmente espanhóis, franceses e belgas. “Eles adoram andar aqui e ver esta confusão toda, quase todos levam recordações e outros aproveitam para frequentar as aulas”.

Para o futuro, a artista pretende “continuar a trabalhar para surpreender o cliente e dar cor às casas e ruas de Setúbal e do mundo inteiro”.

tags: artesanato, Baixa, Imaginação com Arte, novidade nis

localização, contactos e horários

morada
  • Imaginação com Arte [ver mapa]
    Rua Arronches Junqueiro, 99

    2900-100 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Das: 10:00
  • Às: 19:00