compras

Há uma nova mercearia gourmet na Baixa com produtos 100% portugueses

A Vaidade Boémia, na Rua Antão Girão abriu a 10 de junho. Também tem tábuas de queijos e enchidos para partilhar.
Há muitos produtos nacionais e da região de Setúbal.

Da próxima vez que for passear à Baixa de Setúbal vai encontrar uma novidade bem portuguesa, na Rua Antão Girão. A mercearia gourmet Vaidade Boémia foi inaugurada no passado dia 10 de junho, segunda-feira e lá só entram produtos nacionais ou regionais. Logo à entrada num dos balcões principais não faltam os pastéis de choco, moscatel, laranja, D. Filipe e de ginja criados pelo chefe Nuno Gil da Confeitaria de S. Julião, sem esquecer as típicas latas de conserva.

O queijo de Azeitão da Queijaria Simões na Quinta do Anjo e os queijos de vaca e cabra da I’m a Cheese são outras das muitas tentações do espaço. Para beber há moscatel, cerveja artesanal da marca Sadina e licores. Se quiser optar por produtos nacionais, o destaque vai para os Sabores de Santa Clara, com os licores de poejo, marmelada, tangerina, gengibre, pinhão, flor de Sabugueiro, groselha e os bolinhos caseiros. Também vai poder provar mel com vários sabores à escolha: chocolate, limão, canela, malagueta, menta, entre outros.

Uma das áreas da mercearia está reservada a produtos, que vão fazê-lo recuar no tempo. Literalmente. Sabonetes de leite de burra, alcatrão, alfazema, argila da marca Confiança (desde 1894), as míticas pastas de dentes Couto, cremes hidratantes, sais de banho, sabão de sal de Aveiro e ainda detergentes ecológicos com embalagens em cartão.

Depois de fazer as suas compras, pode parar para petiscar com os amigos, já que o espaço também funciona como restaurante. Há tábuas de queijos, enchidos ou mistas para partilhar. Cada tábua pode incluir uma lata de conserva e manteiga. As tábuas mistas custam 12€ e as restantes são 10€. Acompanhe tudo com um copo de espumante, vinho tinto, branco ou verde.

Mário Moreira, 42 anos, é o proprietário do novo espaço. Está ligado ao atendimento ao público há cerca de cinco anos, mas a ideia surgiu numa viagem à Ericeira quando visitou um espaço gourmet chamado A Loja da Amélia. Inspirado nesse conceito decidiu apostar num negócio idêntico. “Achámos que fazia falta em Setúbal uma mercearia gourmet com tábuas e petiscos para partilhar”, conta à New in Setúbal. No futuro, Mário Moreira deseja organizar degustações de conservas e vinhos.

A decoração é em tons de azul e branco.

A decoração da Vaidade Boémia, com 100 metros quadrados é em tons de cinzento, azul e branco. O edifício foi todo remodelado, com exceção do chão que se manteve o original. No passado, o espaço foi também uma mercearia gerida pelo Sr. Américo já falecido conhecido por vender as melhores castanhas piladas e frutos secos.  

Quem manda nisto tudo

Nome: Mário Moreira
Idade: 42
Prato favorito: Sardinhas assadas
Guilty pleasure: Travesseiro de noiva
Convença-nos a visitar o espaço: “Venha conhecer os nossos produtos nacionais e tábuas de queijos e enchidos”.

tags: Baixa, mercearia gourmet, novidade nis, produtos nacionais, tábuas de queijos e enchidos, Vaidade Bóemia

localização, contactos e horários

morada
  • Vaidade Boémia [ver mapa]
    Rua Antão Girão, 41
    2900-229 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Terça a quinta
  • Das: 10:00
  • Às: 19:00
  • Sexta e sábado
  • Das: 10:00
  • Às: 23:00