compras

Há uma nova mercearia em Setúbal com uma esplanada com vista para Tróia

O espaço Rústiko, no bairro de São Domingos, é perfeito para fazer compras de última hora e evitar as filas nos supermercados.
O setubalense Isma Xg é o responsável pelo projeto.

Apesar de ter nascido na Fonte Nova, em Setúbal, Ismail, conhecido entre os setubalenses por Isma Xg, mora no bairro de São Domingos há mais de 20 anos. O músico, de 47 anos, sempre esteve ligado ao associativismo juvenil, causas ambientais e até à luta pela autodeterminação de Timor Leste.

Considerado o “homem dos sete ofícios”, a sensibilidade para a poesia revelou-se desde miúdo, já que escreveu a sua primeira quadra em homenagem à mãe, com apenas cinco anos. Atualmente, é uma referência do spoken word na cidade e vocalista da banda Síndroma. Além destas atividades, Isma abriu um bar de petiscos há cerca de sete anos, a Rampa Gin’s and Cocktails. 

O espaço era no número 22 da Rua do Forte e tinha uma esplanada com vista para Tróia, onde eram servidos gins, cocktails e vários licores caseiros. O negócio estava a correr bem até à chegada da pandemia de Covid-19, que fez com que o bar fechasse, mantendo-se apenas o serviço de take-away de refeições. 

Foi no último confinamento que o setubalense decidiu que tinha de se reiventar e escolher um conceito de negócio diferente e adaptado ao contexto atual de pandemia. E assim nasceu a mercearia Rústiko, no final de março, no mesmo sítio do bar Rampa Gin’s and Cocktails.

“A ideia surgiu porque havia uma senhora modista aqui do bairro, a Dona Júlia, que tinha uma mercearia onde as pessoas compravam os bens essenciais. Quando ela faleceu há cerca de dois meses, senti que deveria continuar o seu legado e, de alguma forma, fazer-lhe uma homenagem através da criação de uma mercearia de bairro, que fosse uma alternativa às grandes superfícies”, conta Isma.

A mercearia vende um pouco de tudo, desde produtos de higiene e limpeza, frutas e legumes, refeições congeladas, carvão e ração de animais. Quando for fazer compras no Rústiko, também pode pedir um café, uma cerveja, ou um licor caseiro e ficar a relaxar na esplanada, com vista para a baía de Setúbal e Península de Tróia. 

A esplanada fica junto ao Miradouro de São Sebastião.

À porta do espaço vai encontrar um saco com pão que pode levar gratuitamente. “Notei que, nesta fase, havia muita gente a passar ainda mais dificuldades, daí ter decidido colocar todos os dias o pão que sobra da mercearia, mas que está na validade, e oferecer a quem mais precisa”, explica o responsável. 

Quem manda nisto tudo

Nome: Isma Xg
Idade: 47
Marca favorita: Jack Daniel’s
Guilty pleasure: Música
Convença-nos a visitar o espaço: “Venha conhecer a nova mercearia de bairro de Setúbal e aproveite a vista da nossa esplanada”.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Forte, 22
    2910-082 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 8h às 20h
  • Sábado e domingo das 8h às 17h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA