compras

Há uma loja em Troino que transforma lixo marinho em artesanato

A galeria fica na Rua Vasco da Gama. Todas as peças são personalizadas e feitas à mão.

Quem passa pelo número 34 da Rua Vasco da Gama, no Bairro de Troino, sente inevitavelmente um cheiro a mar vindo da loja de artesanato Pedaços de Mar, que transforma o suposto lixo marinho em peças únicas e personalizadas.

A galeria vende essencialmente esculturas de peixes e bijuterias, utilizando as conchas como matérias-primas e todo o tipo de materiais recolhidos pelos pescadores. “Quisemos criar uma oferta de artesanato diferente, que se identificasse com a cidade e não uma chinesice qualquer sem ligação a Setúbal”, conta à New in Setúbal, Nuno Paulino, responsável pelo espaço, juntamente com a sua esposa Rute Paulino, ambos artesãos. A ideia passa pela reciclagem e reutilização dos materiais, que dão à costa ou estão no fundo do mar. Madeiras, pedaços de janelas ou antigas portadas servem para criar cenários diferentes e dar uma nova vida ao que iria morrer naturalmente.

O casal resolveu criar o negócio, devido à fraca oferta de lojas do género, em Setúbal, e no Bairro de Troino. “Achámos bem abrir uma loja de artesanato, porque as pessoas saem dos restaurantes e não encontram nada”.

As esculturas de peixes, sobretudo as sardinhas e as bijuterias feitas de conchas são as mais procuradas. Todas as peças são 100% portuguesas, feitas artesanalmente, não existindo duas iguais. A especialidade de Nuno Paulino são as esculturas de peixes, muito procuradas por turistas estrangeiros, nomeadamente italianos, franceses, canadianos e holandeses. A mulher faz toda a bijuteria, como as pulseiras e os colares de conchas.

Publicado por Pedaços de Mar em Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017

Apesar da afluência dos turistas, Nuno queixa-se do problema da sazonalidade. “Não é fácil manter um negócio como este. De facto, há muitos turistas no verão, mas depois morre tudo no inverno. Se houvesse mais casas de artesanato era melhor”.

tags: artesanato, Bairro de Troino, novidade nis, Pedaços de Mar, Troino

localização, contactos e horários

morada
  • Pedaços de Mar [ver mapa]
    Rua Vasco da Gama, 34
    2900-179 Setúbal
horários
  • Das: 10:00
  • Às : 23:00
  • Fecha terça-feira