compras

Há um novo paraíso de chocolates artesanais belgas em Setúbal

A primeira loja da Leonidas abriu a 19 de agosto na Baixa. A NiS foi conhecer o espaço.
Boas notícias para os gulosos.

É a melhor notícia da semana para os fãs de chocolate. A marca de chocolates belgas Leonidas já abriu o seu primeiro espaço na cidade. A loja, que é verdadeiro paraíso para os mais gulosos, foi inaugurada no passado dia 19 de agosto, quinta-feira, no número 41 na Rua Álvaro Castelões na Baixa de Setúbal. 

Apesar de ter apenas 20 metros quadrados, a loja tem cerca de 56 gamas de bombons artesanais sem corantes, conservantes ou adição de gorduras, com exceção do cacau. Além dos bombons, há barras de chocolate, gomas de fruta, chocolate quente e café. Ganache, caramelo salgado, creme de manteiga ou massapan são alguns dos exemplos de recheios de bombons que vai poder provar.

Para começar ou terminar bem o dia, pode escolher o Menu Café Bombom (1,30€), que inclui o café Delta Platinum e um bombom belga Leonidas à escolha. As caixas presente com uma seleção das várias gamas são outros dos destaques da loja e ideais para oferecer em momentos especiais. Os preços dos packs começam nos 9,90€. Todas as caixas saem da loja embrulhadas com um laço, mesmo que os bombons não sejam para oferecer.

Um dos chocolates disponíveis na loja é o bombom manon café blanc, uma receita com mais de 100 anos e que já foi premiado num concurso internacional de chocolates. O manon é a praline mais vendido. O interior é feito de creme de manteiga com sabor a café e tem uma avelã no centro.

A Leonidas nasceu na Bélgica pelas mãos do mestre chocolateiro Leonidas Kestekides, natural da Grécia. A primeira fábrica abriu em 1913 e, desde que foi lançada, que a marca se tornou uma referência na área da chocolataria.

O sonho do fundador foi criar uma marca de chocolates premium e de qualidade a preços acessíveis. Atualmente, o chocolate é confecionado numa fábrica em Bruxelas (Bélgica) e importado semanalmente para garantir a frescura dos ingredientes.

Bruna Vaz, a atual CEO da empresa em Portugal, decidiu emigrar do Brasil para Portugal. Quando conheceu a Leonidas, percebeu que seria uma boa oportunidade de negócio e, em 2018, juntamente com o irmão abriu a primeira loja no Campo Pequeno.

Em apenas três meses, o espaço tornou-se a segunda loja com mais vendas em Portugal. Em 2019, o master franqueado cedeu a Bruna Vaz o direito à franquia Master da Leonidas Chocolates em Portugal, para desenvolver a marca em Portugal, com o apoio da Leonidas Bélgica. 

Porém, as responsáveis pela loja de Setúbal são Kátia Menezes e a filha Priscila, ambas do Rio de Janeiro, Brasil. Kátia vive em Lisboa e quando conheceu a marca Leonidas ficou completamente apaixonada pelo conceito e sabor dos chocolates. Por isso, como já queria ter um negócio, resolveu contactar a Leonidas para abrir uma loja na cidade. 

“Setúbal pareceu-me um local com grande potencial, daí ter decidido avançar com a abertura da Leonidas no centro histórico da cidade. A recetividade das pessoas tem sido muito grande e estamos muito felizes com isso”, conta à New in Setúbal Kátia Menezes. 

A Leonidas Setúbal está aberta de segunda a sexta, das 10 às 19 horas; e aos sábados entre as 10 e as 16 horas. Em breve, o espaço vai vender gelados. Além da gama fixa de bombons, há sempre edições limitadas. A próxima é lançada a 7 de setembro e será um bombom de tiramisu.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Kátia Menezes/Priscila Menezes
Idade: 60/24
Marca favorita: Leonidas
Guilty pleasure: Chocolates
Convença-nos a visitar o espaço: “Levamos felicidade”.

A seguir carregue na galeria para conhecer a nova Leonidas de Setúbal.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Álvaro Castelões, 41
    2900-503 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 10h às 19h
  • Sábado das 10h às 16h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA