compras

Há um novo espaço na Baixa que cria bonecas artesanais personalizadas

A sede das Conversas de Travesseiro e da marca Art&Rosas abriu esta segunda-feira, 27 de maio, na Travessa do Carmo.
As bonecas são inspiradas na beleza da mulher.

Há um novo espaço em Setúbal, onde vai poder dar asas à sua imaginação e criatividade, como nos tempos de infância. A nova loja inaugurada esta segunda-feira, 27 de maio, no Bairro de Troino na Travessa do Carmo resulta de uma parceria entre a marca de artesanato Art&Rosas e a empresa setubalense de gestão de alojamentos locais, Conversas de Travesseiro.

Neste espaço, pode encontrar as já famosas Rositas, bonecas em cabaça natural feitas pela artista Aguinalda Conduto. Todas elas são originais e exclusivas, já que pode personalizar o modelo à sua maneira. Para isso, basta levar uma ideia pensada, como uma fotografia da pessoa que gostava de ver recriada na boneca. E indicar, por exemplo, a tonalidade dos olhos, cabelo, flor e cor favoritas, entre outras características.  

Todas as bonecas têm os olhos fechados e a boca em forma de coração. “O meu objetivo é divulgar as bonecas em primeira-mão e dar oportunidade às pessoas de trazerem uma ideia e personalizarem os trabalhos à sua medida”, conta à New in Setúbal a artista. Pode encomendar as Rositas presencialmente na loja, para o mail rosasdarosita@nullgmail.com ou através da página de Facebook da Art&Rosas. O preço médio das bonecas ronda os 35€. Além das Rositas também estão à venda santos, presépios e galinhas.

Aguinalda Conduto, 44 anos fundou a marca Art&Rosas, em 2015. Transforma cabaças portuguesas naturais em peças de autor originais feitas de porcelana fria tingida. A imagem de marca de todas as coleções tendo como matéria-prima cabaças inteiras ou divididas em partes são as bonecas (Rositas), numa referência à beleza, força, elegância e singularidade da figura feminina, resistente e ao mesmo tempo frágil e perfumada como uma rosa.

O espaço com cerca de 40 metros quadrados tem um conceito único. É também a primeira sede física da empresa Conversas de Travesseiro, onde os hóspedes vão fazer o check-in e check-out e receber todas as informações úteis sobre a cidade.

A ideia de abrir a loja surgiu naturalmente numa conversa entre Aguinalda Conduto e Sofia Canaria, 33 anos, uma das responsáveis das Conversas de Travesseiro, que gere alguns alojamentos locais da cidade, como a Casa das Histórias, Casa dos Sentidos e Little Garden.

Aguinalda Conduto é a artista que criou as Rositas, bonecas em forma de cabaça.

Depois de colaborar na decoração do Little Garden, Sofia decidiu desafiar a artista a expôr alguns dos seus trabalhos na sede da empresa. “Como somos duas pessoas muito criativas, achámos que as duas valências se complementavam perfeitamente e a nossa ideia foi mesmo criar um espaço pequeno e acolhedor, onde todos se sintam em casa”, explica Sofia Canaria.

O prédio já antigo fica na Travessa do Carmo e foi totalmente reabilitado. A maioria da decoração de estilo rústico é da responsabilidade do artista Sérgio Freitas. As prateleiras são em forma de tronco de árvore e os fundos das cadeiras também foram recuperados.

Ao fundo, o destaque vai para a parede branca, com uma frase inspiradora sobre liberdade de pensamento e criação, que resume o conceito do espaço. Pode ler-se: “Aqui somos livres de pensamento, de criatividade, de fazer o que gostamos, mas comprometidas em fazer tudo com amor e dedicação”.

Quem manda nisto tudo

Nome: Sofia Canaria/Ana Raposo/Aguinalda Conduto
Idade: 33/37/44
Marca favorita: Art&Rosas/Conversas de Travesseiro/Namorar Portugal
Guilty pleasure: Doces/Chocolate/Chocolate
Convença-nos a visitar o espaço: “Aqui somos livres de pensamento, de criatividade, de fazer o que gostamos, mas comprometidas em fazer tudo com amor e dedicação”.

tags: Art&Rosas, artesanato, atelier, Conversas de Travesseiro, novidade nis, rositas

localização, contactos e horários

morada
  • Loja Art&Rosas/Conversas de Travesseiro [ver mapa]
    Travessa do Carmo, 31
    2900-375 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda a sábado
  • Das: 10:00
  • Às: 13:00
  • Das: 14:30
  • Às: 18:00