compras

Filipa Cordeiro: a jovem setubalense que faz trabalhos de maquilhagem incríveis

Criou a sua página de Instagram em 2019 para partilhar com o mundo a paixão pela maquilhagem.
"Ao fazer maquilhagem percebi que tenho uma veia artística", confessou.

Apaixonada por maquilhagem e cosmética desde miúda, Filipa Cordeiro recorda-se que com dez anos já se maquilhava às escondidas da mãe. “Lembro-me da minha mãe ralhar comigo e dizer para não ir para a escola naquela figura”, começa por contar à New in Setúbal a jovem de 21 anos.

Natural da cidade do Sado, Filipa decidiu seguir uma carreira profissional diferente da maquilhagem. “No décimo ano fui para o curso de Ciências e pensei que ia amar mas desisti e ingressei num curso profissional de Análises Químicas”, revela. Atualmente, trabalha no ramo farmacêutico, conciliando com um curso de especialização em Técnica de Farmácia na Mente Avançada — Escola de Formação Técnica Especializada na área da Saúde e Educação, em São Domingos de Rana.

A página de Instagram dedicada a divulgar os seus trabalhos de maquilhagem foi criada em 2019, um passo que tinha de ser dado pela artista. “Sempre quis criar um canal de YouTube, mas nunca segui em frente com esse projeto. E lembro-me que tive de me obrigar a criar a conta no Instagram, porque se não desse esse passo naquele momento sabia que nunca iria fazê-lo. Até porque sentia a necessidade de partilhar os meus trabalhos com os seguidores”, afirma.

Para avançar com este percurso, Filipa começou a inspirar-se nos conteúdos das influencers Helena Coelho e Sofia Barbosa. “Quando era mais nova fazia vídeos das minhas maquilhagens, mas nunca partilhei na Internet. Porém, depois comecei a seguir o trabalho da Helena Coelho e da Sofia Barbosa, que fez com que decidisse arriscar e criar os meus próprios conteúdos”, explica.

Apesar do feedback dos seus colegas de escola, Filipa não desistiu de prosseguir a sua ambição. “Na altura, os meus colegas diziam-me que a página não ia dar em nada, mas só queria fazer maquilhagens e partilhar, até porque podia inspirar outras raparigas a explorar este meio para se sentirem como eu”, confessa.

“Foi uma grande aprendizagem porque tive de evoluir a nível de fotografia e de ter uma imaginação, que nem sabia que tinha”, afirma.

Durante a pandemia, a jovem passou por um momento muito complicado na sua vida pessoal. “Tive de cuidar da minha mãe que foi diagnosticada com um cancro da mama na altura da quarentena. Felizmente, ela recuperou muito bem dos tratamentos e da operação e o cancro já está em remissão”. Perante este período complicado, a jovem precisava de um refúgio. “Sentia que precisava de me distrair e, por isso, em setembro de 2020, inscrevi-me no curso de Farmácia porque era o único curso que me interessava e até estava disponível para ser feito online”. 

A paixão pela maquilhagem ganhou um novo rumo durante os períodos de confinamento. Foi nessa altura que Filipa conheceu todos os estilos de maquilhagem que hoje faz e quando começou a investir mais nos produtos.“O meu maior sonho é abrir a minha própria academia em Setúbal e criar a minha marca de maquilhagem para que seja vendida mundialmente, de modo a que a minha gama sirva para todas as maquilhadoras amadoras e profissionais”, conta à NiS.

A jovem também gostava de criar uma linha de cosmética contra o acne. “Sofro de acne há anos, até cheguei a tomar medicação e não resultou. Por isso, gostava de lançar uma linha com gel de limpeza, sérum e protetor solar”.

Além de fazer trabalhos de maquilhagem em si própria, Filipa também oferece serviços de beleza para casamentos, batizados, sessões fotográficas ou mesmo para proveito pessoal. Para saber mais informações sobre os orçamentos e possíveis parcerias basta enviar uma mensagem privada no Instagram ou um email para piipacordeiro@nullgmail.com.

De seguida carregue na galeria para conhecer alguns trabalhos de Filipa Cordeiro.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA