compras

Este penteado fresco e muito fácil de fazer é ideal para as mais preguiçosas

Chama-se hydro hair e distingue-se por ser meio seco, meio húmido. Pode tratar dos fios ao mesmo tempo que o estiliza.
Jennifer Lopez aderiu à tendência.

Quando apareceu na gala da National Portrait Gallery, em março, Alexa Chung surgiu com um penteado bastante distinto. Meio seco, meio húmido. A ideia até pode parecer estranha, mas a verdade é que a modelo conseguiu-o ao molhar a parte de cima e deixando secos os comprimentos médios e as pontas.

No fundo, a empresária de 40 anos deu um twist ao penteado favorito das celebridades: o efeito wet hair, que tem vindo a perder terreno. E não é a única a adotar esta versão. A primeira pessoa a apostar no estilo foi America Ferrera, nos Critics Choice Awards, seguindo-se Kristen Stewart.

Se nos últimos anos, o efeito húmido era algo exclusivo dos grandes desfiles de moda ou fazia sucesso nos tapetes vermelhos das grandes premiações, o cenário tem vindo a mudar. Estes penteados, que já se tinha revelado marcante nos anos 80, começaram a regressar em 2021 para provar que ainda há muito para explorar.

Agora, surge uma nova versão. O hydro hair, assim é chamado, junta o melhor de dois mundos. Tem uma aparência fresca e airosa que o torna ideal para os primeiros dias de primavera, mas com um contraste que faz com que a manutenção seja ainda mais simples.

“Tem aquele aspeto afiado, ligeiramente andrógino e feito à medida, mas a chave aqui é que há um pequeno elemento de alta moda que faz com que os fios pareçam ligeiramente mais definidos”, explica o hairstylist André Rossi. “É quase como o look molhado, mas um pouco mais suave”

Alexa Chung na gala do National Portrait Gallery.

O penteado pode adaptar-se a qualquer corte, mas as mulheres devem ter em conta as suas características para criar um comprimento que se situe entre os lábios e o meio do pescoço. É por isso que, não sendo a única opção, muita gente usa-o para realçar um bob mais curto.

No entanto, cria-se uma linha nítida no corte de cabelo que vai fazer sempre com que pareça intencional. Como a testa fica exposta com este tipo de penteado, muitas mulheres — como Alexa Chung — optam por uma técnica de maquilhagem, que é aplicar pó bronzeador em torno dessa parte do rosto.

Como conseguir o penteado?

Embora pareça demasiado complicado, este estilo incrivelmente prático de obter. E até as mulheres mais preguiçosas podem fazê-lo. A utilização de produtos de styling dá toda a definição e fixação necessária, tornando-o uma escolha ideal para quem gosta de ter os fios controlados.

Uma das formas é utilizando produtos sem exaguamento, como cremes nutritivos. São artigos “que proporcionam humidade, hidratação e definição, sem parecerem oleosos”, explica o especialista.

Se gostar de ver os fios mais fortes e ousados, também pode optar por uma máscara de reparação. Utilize-a para modelar a cabeleira e deixe-a atuar durante alguns minutos. Não só vai obter definição no seu cabelo, como também está a receber um tratamento capilar.

America Ferrera também se rendeu.

“É um ótimo truque para quem não tem tempo para fazer máscaras ou tratamentos semanais e dará um efeito de aspeto semi-húmido, ao mesmo tempo que permite que o seu cabelo absorva as qualidades do cabelo”, reforça.

Após conseguir a textura ideal, pode ajustá-lo ao seu gosto. Muitas mulheres enfiam-no atrás de uma orelha ou em ambas as orelhas. E também funciona na perfeição com as divisões laterais e as madeixas individuais que também são populares para a primavera.

Quais são as vantagens?

Um dos efeitos mais imediatos e fáceis de notar é o facto de dar mais brilho ao cabelo — e que não se vai confundir com oleosidade, não se preocupe. Ao mesmo tempo que deixa os fios perfeitamente alinhados, surge como um detalhe de beleza que transforma qualquer visual.

Se estiver mais produzida, por ter selecionado a tendência para um momento em que se justifica, há outra vantagem. O penteado coloca sempre o rosto em destaque, incluindo a maquilhagem, que vai sobressair ainda mais. Afinal, não há nenhum cabelo que vá cair sobre o seu rosto.

É´também extremamente versátil. O slick hair para trás é a preferência, já que é perfeito para o dia a dia, mas funciona com o cabelo preso ou solto, em coque ou com rabo de cavalo. Em todos eles, encontra um visual mais fresh e que pode ser conjugado com estilos muito distintos. Talvez tenha sido essa mesma versatilidade que tornou um fenómeno na indústria da moda, onde o acabamento pode ser adaptado aos conceitos.

Carregue na galeria para ver exemplos de mulherss que adotaram o hydro hair.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA