Na hora de preparar um evento há sempre uma preocupação desde o primeiro momento: que seja perfeito. Todos os pormenores são importantes e foi a pensar nisso que as duas amigas Luísa Soares, 52 anos, de Azeitão e Sílvia Santos, 45 anos, residente em Setúbal, formaram a empresa que transforma o que idealizamos em realidade. Chama-se Pelo Sonho e nasceu no dia 22 de abril.
O projeto “consiste na organização de eventos, com prestação de serviços que vão desde o seu planeamento integral, com gestão e fornecimento dos aprovisionamentos necessários, ao aluguer de acessórios festivos e à realização da decoração, com o objetivo de criar eventos memoráveis”, explicam as amigas e parceiras de negócio à New in Setúbal.
Luísa é formada em gestão de empresas e foi empresária na área da construção durante 20 anos. Sílvia está ligada às áreas da engenharia e gestão sendo que exerceu esta última atividade profissional durante 22 anos. Conhecem-se há cerca de dez anos, “ligadas pelas atividades dos filhos e por interesses pessoais em comum”. A paixão pela área da decoração foi outro elo tal como “a arquitetura, as manualidades e, acima de tudo, o fascínio por expressões criativas inovadoras”.
“O gosto pela preparação de festas para a família, miúdos e amigos, com temas inovadores e o facto de poder apreciar a alegria das pessoas, é um verdadeiro prazer. Para nós, sempre que se aproxima a data de aniversário de um dos filhos é o início de um processo criativo vivido com grande intensidade, gerenciador de ideias inovadoras para a decoração, deliciosos petiscos e jogos divertidos para todos. O objetivo é sempre obter o maior divertimento, oferecer as melhores delícias e, em resposta, obter os maiores sorrisos de felicidade”, afirmam.
Consideram que, entre a correria diária, “aproveitar a companhia da família e amigos e os aniversários dos miúdos constitui uma fuga” e, por parte de Sílvia — que lançou este desafio da Pelo Sonho a Luísa — já existia uma pesquisa das “tendências nos Estados Unidos da América e em alguns países da Europa relativamente às festas de crianças, adolescentes e adultos, nomeadamente as festas de pijama e as de piquenique”. Por isso, o conceito despertou interesse, já que eram realizadas na própria casa do cliente.
“As decorações são deslumbrantes, normalmente inspiradas num tema, criando ambientes de verdadeiro sonho. As tendas e/ou mesas de piquenique e acessórios decorativos são levados a casa dos clientes, é instalado todo o cenário e tudo se desmonta no dia seguinte. Os pais proporcionam uma festa original e divertida, sem trabalho para eles”. Os próprios pais e adultos também podem contactar para eventuais celebrações.

Não vai ter se preocupar com nada porque as duas amigas tratam de tudo: instalam as tendas, as decorações, as mesas, fornecem a comida e os convites, para que o cliente não perca tempo com a organização e preparativos. No dia seguinte, desmonta-se tudo.
O dia do lançamento deste novo desafio decorreu na Academia de Padel de Setúbal, onde se realizou o Evento do Torneio da Madrinhas. A Academia “foi integralmente decorada com flores de papel” confecionadas manualmente por Sílvia e Luísa e “foram expostas as tendas das festas do pijama e realizado um mega piquenique para as atletas e convidados do torneio, com todo o catering elaborado e fornecido” pela empresa.
Setúbal foi a escolha para começar o novo negócio porque, além de serem do concelho, as responsáveis constataram que “não existe incidência expressiva de empresas a realizarem festas de pijama” e ainda menos “na organização das festas de piquenique”. Futuramente, pretendem “alargar a atuação para outras zonas do País” e a missão de “abrir sorrisos” vai continuar a mesma, além de aliarem os valores da “criatividade, dedicação, responsabilidade, compromisso, transparência e sustentabilidade”.
Assim, podem requerer serviços de festas do pijama (com a instalação de tendas na casa dos clientes), festas de piquenique (realizadas em casa dos clientes ou onde estes indicarem), recantos festivos (recanto decorado para batizados ou outros eventos) e outros sonhos (todo o tipo de celebrações). Nas festas do pijama, o aluguer inclui as tendas com colchões, lençóis, almofadas de dormir, mantas, tabuleiros, bandeirinhas, luzes e almofadas decorativas, kit higiene e doces. Existe ainda a opção de adicionar o pequeno-almoço. Pode optar por um dos temas da galeria, mas há a possibilidade de fazer uma temática personalizada.
O cenário de piquenique, construído com as mesas baixas, almofadas, tapetes, lanternas e vários acessórios transmite um intenso sentimento de alegria, pertença e partilha. Estes eventos também podem ser combinados com as festas do pijama, festas de SPA ou as festas movie night e aqui a criatividade não tem limites.

A escolha do nome Pelo Sonho inspirou-se no poeta de Azeitão Sebastião da Gama e na obra “Pelo Sonho É Que Vamos”. A palavra sonho transporta para “lugares de encanto e fantasia que habitam o imaginário de cada pessoa, em particular o das crianças” e, por outro lado, o nome completo, traduz-se num “passeio de mãos dadas com os clientes pelos seus mais desejados sonhos”. A flor rosa-albardeira, existente na nossa Serra da Arrábida, é o símbolo da marca e demonstra a “proximidade com a sustentabilidade no seu todo, respeito pela natureza e pelo outro”.
Conforme o pacote escolhido para a celebração, a preparação varia desde o mais simples — que pode demorar duas horas — até ao mais complexo, e aí falamos de meses. Neste caso, o intervalo de valores é variável. Quanto às festas do pijama, no pacote convencional, o aluguer de uma tenda dupla para duas crianças tem o valor de 60€. A mesma tenda, no pacote de sonho, vale 110€. O mínimo de tendas, em qualquer dos pacotes, são duas.
No caso dos piqueniques, o pacote convencional para oito crianças é de 220€, sendo o pacote de sonho 275€. Estes valores aumentam de acordo com o número de miúdos, sendo que o número máximo é de 36. Os valores para as festas de piquenique para adultos são fornecidos sob consulta com a empresa. Para saber mais informações, fazer pedidos de orçamento e conhecer alguns trabalhos destas duas amigas empreendedoras, passe pelo Instagram ou entre em contacto pelo email pelosonhoeventos@nullgmail.com.
De seguida carregue na galeria para conhecer alguns dos cenários do projeto Pelo Sonho.