compras

Esta marca setubalense vende peças personalizadas incríveis em madeira

O projeto criado por Afonso Alves chama-se Alfa Draft. Todos os artigos são feitos à medida do cliente.
Os comedouros personalizados para animais são as peças mais famosas.

Quando era miúdo, Afonso Alves passava as tardes na garagem de casa a explorar a caixa de ferramentas do pai. Ao contrário dos outros miúdos da sua idade, o jovem, agora com 21 anos, dispensava o computador e as consolas e aproveitava os tempos livres para imaginar e criar pequenas peças em madeira. 

“Apesar de o meu pai estar ligado à área da eletrónica e informática e eu ter contacto com esse ramo desde cedo, o que sempre me fascinou foi poder criar objetos com utilidade para as pessoas, ou seja, partir de uma ideia original e acompanhar o processo criativo até chegar ao resultado final”, começa por contar à New in Setúbal, Afonso Alves, estudante do quarto ano de Engenharia Mecânica na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

A paixão pelo universo da carpintaria continuou durante a adolescência e sempre que os amigos lhe pediam, Afonso fazia peças exclusivas por medida. Foi por influência dos amigos e familiares que decidiu transformar o seu hobbie em algo mais profissional: a Alfa Draft. 

O conceito da marca setubalense criada em novembro de 2019 passa pela criação de peças de decoração sobretudo em madeira. “A minha ideia é fabricar peças funcionais feitas à medida, que tenham durabilidade e despertem memórias nos clientes”, explica à NiS. 

Até agora, na sua oficina o jovem já produziu relógios em madeira, suportes para velas e copos, cadeiras, mesas e até mapas do mundo. Ainda assim, os produtos que estão a ser um mega sucesso nas redes sociais são os comedouros para animais.

Afonso Alves grava vídeos onde mostra o processo de criação das peças. Foto: João Contente.

Basicamente, são móveis em madeira pintada com duas ou mais taças e personalizados com o nome do animal. O preço dos comedouros depende do tamanho, mas os valores começam nos 25€. As encomendas destas peças e dos outros artigos do catálogo podem ser feitas através das páginas de Facebook e Instagram da Alfa Draft.

“Todas as peças são personalizadas e adaptadas ao gosto do cliente, desde o tipo de madeira, as cores e o formato”, sublinha Afonso. Os pedidos são enviados pelo correio ou entregas em mão. Além das fotografias nas redes sociais, Afonso grava vídeos onde mostra todo o processo de produção das peças. Os vídeos estão no seu canal de YouTube

Para este Natal, Afonso já está a criar uma linha de tábuas de cozinha em madeira. No futuro, o seu grande objetivo é fabricar peças para restaurantes, como tábuas, bancos de bar ou sinalética dos espaços, entre outros. 

Carregue agora na galeria para conhecer mais peças da marca Alfa Draft. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA