compras

Esta marca setubalense vende peças personalizadas incríveis em madeira

O projeto chama-se Fenix Creations e todas as peças são feitas à mão pela artista Cândida Santos.
Há peças em pirografia e pulseiras em decoupage.

Cândida Santos é formada na área da contabilidade mas adora o mundo das artes. Pinturas, patchwork e pirografia são só alguns exemplos dos trabalhos que começou a fazer desde os anos 90. No período de confinamento por causa da pandemia, aproveitou o tempo livre para fazer várias peças em madeira, usando a técnica de pirografia, a arte de decorar madeira ou outros materiais através da aplicação controlada de um objeto aquecido, o pirógrafo. 

“Criar é uma terapia para mim. E, portanto, nestes períodos de confinamento fiz várias peças para me distrair do trabalho. Acumulei imensas peças e, a certa altura, a minha casa parecia um atelier”, conta à New in Setúbal a artista, de 59 anos, natural de Lamego.

Com tanto material em casa, Cândida pensou que poderia vender as peças para escoar a produção e foi nessa altura que entrou sua filha, Cândida Jorge (40 anos), professora. Ainda no final do ano passado, mãe e filha começaram a pensar numa página, onde pudessem vender as peças e assim nasceu a Fenix Creations. 

No início de janeiro lançaram a conta de Instagram da Fenix Creations, que vende peças personalizadas em pirografia, decoupage e bijuteria em aço. Há opções para todos os gostos e o melhor de tudo é que pode personalizar cada modelo. 

Por exemplo, na secção de pirografia, há colheres de pau, marcadores de livros, guarda-joias, tabuleiros, entre outros artigos originais. Os desenhos são todos feitos à mão por Cândida Santos e o processo de produção é pensado ao pormenor.

Primeiro, a artista escolhe o desenho, que pode ser sugerido pela cliente ou não, depois desenha a imagem a lápis na madeira e a seguir usa o pirógrafo para gravar a figura na madeira.

Cândida Santos e a filha Cândida Jorge são as responsáveis da Fenix Creations.

As pulseiras em decoupage também têm a particularidade de serem modelos exclusivos. Para já, as encomendas são feitas apenas por mensagem privada através da página de Instagram da Fenix Creations. Os preços vão dos 4€ aos 30€. 

Depois, pode pedir que a encomenda seja enviada pelo correio ou, no caso das peças maiores, levantar no atelier da marca na Rua António José Marques, em Setúbal, de segunda a sexta entre as 9 e as 13 horas.

Cândida Jorge, que é a responsável pela gestão das redes sociais da marca, explicou que o nome da página surgiu naturalmente. “Estava a conversar com a minha mãe e com a minha filha sobre um dos colares, que era uma fenix. Olhámos para ele e achámos que podia ser um bom nome, já que esta ave está ligada ao fogo e também porque a nossa marca surgiu como um renascimento na fase de confinamento”. 

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos da Fenix Creations.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua António José Marques, 7A
    2900-234 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 9h às 13h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA