compras

Esta jovem setubalense faz maquilhagens incríveis com efeitos especiais

Patrícia Rodrigues começou a partilhar os seus trabalhos no TikTok. O sucesso foi imediato e hoje faz serviços ao domicílio.
Os trabalhos são muito realistas.

Quando era pequena, Patrícia Rodrigues, já tinha o hábito de ir ao armário da mãe buscar algumas peças de roupa para vestir. “Sempre fui muito vaidosa desde miúda. Passava horas a maquilhar-me e a tirar fotografias aos looks do dia”, começa por contar à New in Setúbal, a jovem de 23 anos.

Apesar de a maquilhagem ser a sua grande paixão, Patrícia escolheu o curso de Línguas e Humanidades. Porém, depois de acabar o 12.º ano, a setubalense não tinha particular interesse em ir para nenhuma universidade. “Nunca tive aquele desejo de ir para a universidade, mas inscrevi-me e acabei por entrar no curso de Línguas e Literaturas na Universidade de Évora”, explica. Foi viver para o Alentejo mas ficou por lá apenas dois meses.

“Ainda fiz alguns exames e lembro-me que tive uma grande nota na cadeira de Inglês mas nem isso me deixou feliz, porque naquele momento não me sentia realizada com o que estava a fazer”, confessa.

Por isso, Patrícia decidiu congelar a matrícula e, com a ajuda dos seus pais, começou à procura de alguma atividade que a fizesse realmente feliz. Não foi preciso muito tempo para chegar à conclusão de que o seu caminho futuro deveria passar obrigatoriamente pela área da maquilhagem.

Com o objetivo de concretizar o seu sonho de infância, a jovem foi fazer um curso de maquilhagem na Make:up Artist Escola De Maquilhagem Profissional, em Lisboa. A formação durou cerca de dois meses e dividiu-se em duas partes: a primeira sobre técnicas mais básicas e a segunda focada nos efeitos especiais.

Quando acabou este curso, em 2019, fez maquilhagens em alguns castings e, em agosto do mesmo ano, foi trabalhar para o Teatro do Bairro como maquilhadora na peça “Troianas”, que tinha como grande protagonista a atriz Maria Rueff. Pelo meio, fez ainda trabalhos de maquilhagem para casamentos, bailes de finalistas e outros eventos privados.

Em fevereiro de 2020, Patrícia preparava-se para ser a maquilhadora em mais duas peças no Teatro do Bairro: a “Yerna” e “Destruição de Sodoma”. Na véspera do ensaio de imprensa, o teatro foi obrigado a fechar temporariamente por causa da pandemia, que tinha chegado a Portugal. Apesar de não ter sido despedida do teatro, os trabalhos como maquilhadora da companhia pararam por completo. 

Sem perspetivas de regresso e com o País em confinamento, Patrícia foi desafiada por uma amiga a partilhar os seus trabalhos de maquilhagem nas redes sociais. “Criei uma conta no TikTok onde comecei a mostrar os meus vídeos sobretudo de maquilhagens de Halloween. No dia seguinte a ter feito a página, quando acordei, já tinha chegado aos dois mil seguidores. Não estava mesmo nada à espera, mas a adesão das pessoas deu-me força para continuar”, explica. 

Além do TikTok, a maquilhadora criou uma conta de Instagram. Porém, essas páginas iniciais foram bloqueadas pela rede social, uma vez que continham imagens com sangue o que, segundo os administradores, não respeitava as normas da comunidade.

A área de especialização de Patrícia é a maquilhagem de efeitos especiais (SFX) muito usada nas grandes produções de Hollywood sobretudo de filmes de terror. Tal como no ano passado, Patrícia está a partilhar os seus trabalhos de Halloween nas redes sociais e os resultados são muito realistas. 

Noivas-cadáver, esqueletos, zombies ou um Pai Natal assustador são alguns dos trabalhos mais famosos. As técnicas usadas são várias mas destacam-se o látex, body painting, face painting, as próteses e os moldes nos trabalhos mais elaborados. Segundo Patrícia, a inspiração para cada personagem surge de vídeos, ideias de amigos ou até mesmo da sua própria imaginação.

Se quiser maquilhar-se a rigor para uma festa de Halloween, Patrícia faz serviços ao domicílio. Basta enviar uma mensagem privada para a página de Instagram da artista ou ligar para o número 968 555 188. Além da maquilhagem de feitos especiais, pode pedir serviços para noivas ou maquilhagem para o dia a dia.

Os preços dos trabalhos mais simples começam nos 30€. Os de noivas são a partir de 50€. No caso dos efeitos especiais, os valores são sob consultam, porque dependem dos produtos usados, a maioria deles vegan. No futuro, além dos serviços ao domicílio, a jovem pretende voltar ao teatro e sonha trabalhar como maquilhadora num filme ou novela.

A seguir carregue na galeria para conhecer alguns trabalhos de Patrícia Rodrigues. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA