Se pensarmos bem sobre o conceito da marca NAUU Design chegamos à conclusão de que nada na sua essência é considerada vulgar, visto que, normalmente, a diferença está patente em cada peça desenhada e idealizada. Como é natural nos verdadeiros artistas, o local onde estamos conta para a inspiração e Tiago de Sousa e Mário Picoito vão mudar-se para a Arábia Saudita e levar com eles o seu negócio.
De um projeto — à partida singular — para um cliente nesse país do Médio Oriente surgiu uma nova oportunidade que levou a uma mudança de vida dos dois empresários. Mas já lá vamos. Para quem não se recorda, a NAUU Design vende mobiliário de luxo (art furniture) e nasceu em 2013 com a primeira internacionalização em Londres.
Todas as peças, verdadeiras obras de arte, são desenhadas pelo setubalense Mário Picoito, 51 anos, e Tiago de Sousa, 38 anos, natural de Torres Novas, e produzidas numa fábrica em Paços de Ferreira. Tudo começou com o convite de uma das colaboradoras da associação de internacionalização de empresas para um almoço com clientes da Arábia que estavam em Portugal, para que, nesse encontro, apresentassem a NAUU Design. Ao princípio, conta Tiago à New in Setúbal, o trabalho quase se sobrepôs, mas, num último impulso, acabou por ir.
“Engraçaram uns com os outros depois de quatro horas de conversa” e no dia 1 de janeiro deste ano surgiu o primeiro projeto, com a decoração para algumas partes de uma casa. No entanto, o trabalho foi recusado principalmente “pelo timing”, além do transporte. Apesar de tudo isto, estava uma viagem marcada para dia 2 de março para haver uma discussão deste trabalho e assim aconteceu. Dessa vez, Tiago levou algumas amostras dos seus produtos.
Já na Arábia, “ficaram todos de boca aberta com a qualidade, a pensar que até o papel de parede era tecido” e, inclusive, viram que “a amostra correspondia ao preço pedido”. Houve também “falta de comunicação”, e, no meio da reunião, quase foi tudo dado como perdido. Faltou o quase e foi quando surgiu a ideia de que “o problema é a distância” que se seguiu o convite para abrir ali o novo gabinete.
Dia 4 surge uma proposta inicial de Shall-Aff (o sócio) e dia 5 de manhã a final, com a oferta de uma sociedade 50/50, casa, transporte e todas as comodidades para uma mudança definitiva, com a condição de levarem apenas “o cérebro a funcionar”. “Nós conseguimos conquistar pela nossa oferta, pelo projeto e pelo trabalho e agora só temos de prová-lo”, confessa Tiago.
Os empresários não têm data fixa de partida mas será entre final de julho e início de agosto, até porque ainda têm projetos pendentes em Portugal. O último artigo que saiu da NAUU Design foi o espelho POMPEII, que remete para a cidade de Pompeia, onde existiu o Vesúvio, com três mãos a segurar no objeto que lembra “os corpos na lava”. O espelho ronda os 14 mil euros e já há encomendas para a Austrália e Gibraltar.
O caminho nem sempre foi fácil até chegar aqui e tudo começou com a angariação de contactos. O crescimento foi progressivo, mas os empresários sempre fizeram questão de apostar na personalização, cuidado, criatividade e qualidade do produto final entregue ao cliente. Já participaram em várias exposições internacionais e, na maior parte dos casos, foi um verdadeiro sucesso, com vários prémios e conquistas à mistura.
Maria The Frenchie, a mascote, vai viajar com licença especial
Quem não podia, de maneira nenhuma, ficar para trás era Maria de São Julião Rusato, a cadelinha, que é um bulldog francês, de Tiago de Sousa e Mário Picoito. Não estamos a falar de uma patuda qualquer — Maria usa marcas de luxo, como Louis Vuitton, Carolina Herrera, Channel ou Dior e até vai viajar para a Arábia Saudita com uma licença especial.
Além disso, é uma verdadeira estrela no Instagram e não só, já que passou a ser conhecida no mundo do mobiliário de luxo ao aparecer nos catálogos da NAUU Design em feiras internacionais, tornando-se na mascote oficial da marca.
Ainda não há data concreta para a inauguração do novo gabinete com sede na Arábia Saudita, mas será previsivelmente em setembro e os donos do negócio não podiam estar mais ansiosos por mergulhar nesta nova cultura e abraçar mais um desafio.