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Chegou a versão “mais leve de sempre” das sapatilhas portuguesas super cobiçadas

A Hirundo é conhecida pelos desenho minimalistas e com solas coloridas. O modelo Pluma é o novo sucesso da marca.
É o quarto modelo da marca.

Quando lançaram a primeira coleção da Hirundo, em dezembro de 2021, até os fundadores, os irmãos Eduardo e Filipe Serzedelo, ficaram surpreendidos com o sucesso. Venderam metade das sapatilhas do lote de estreia num mês. Pouco depois, as sapatilhas cool, sustentáveis e minimalistas da marca portuguesa já tinham chegado a mais de 30 países.

Desde então, os pedidos por novidades não pararam de aumentar. No final de abril, a etiqueta lançou um novo modelo que descreve como “o mais leve e confortável de sempre”. Chama-se Pluma e, como o próprio nome indica, o par foi “concebido para ser usado sem esforço no verão”.

Por um lado, o desenho segue a identidade muito própria dos lançamentos anteriores. As sapatilhas brancas, fabricadas em couro, apresentam todas solas de borracha sintética reciclável, em tons vivos e contrastante.

Porém, foram feitos vários ajustes. Disponíveis em duas cores — pêssego e oliva— as Pluma não têm forro, para “oferecer a brisa do verão”, e incluem uma sola mais fina e 100 por cento reciclável, atacadores em algodão orgânico e o primeiro interior de cortiça da marca. Toda a construção foi pensada para uma maior leveza.

Recentemente, a marca de sapatilhas revelou que os seus sneakers são os favoritos da atriz Kelly Rutherford, conhecida por interpretar Lily van der Woodsen em “Gossip Girl”. Nos últimos meses, a estrela de 56 anos foi vista a usar pares da marca em várias ocasiões, incluindo os modelos Gum, Clover e Almond.

A história da Hirundo

Apesar da estranheza que possa causar, o nome escolhido é um vocábulo de origem latina que significa andorinha. A escolha não foi feita ao acaso, pois existem paralelismos entre estas aves migratórias e os fundadores da marca. Assim como estes pássaros retornam a território nacional, ano após ano, durante a primavera, também Eduardo e Filipe Serzedelo o fizeram.

Após algum tempo a trabalhar fora, em países como Brasil ou Inglaterra, os irmãos retornaram às origens. Em parceria com outros dois sócios, Pierre Stark e Ann Massal — os quatro com idades compreendidas entre os 36 e 50 anos —, decidiram lançar este sucesso.

Apresentaram os modelos pela primeira vez através de uma plataforma de crowdfunding, em 2021. “Criámos o Kickstarter por duas razões: primeiro porque nos permitiu ganhar maior visibilidade. Logo no primeiro mês vendemos 35 mil euros, o que, para uma marca que não existia e com mais de 50 por cento dessas vendas a virem do estrangeiro, não está mau”, detalharam.

Eduardo era advogado no setor financeiro e não tinha qualquer tipo de experiência na área. Avançou para a criação das sapatilhas com ajuda do irmão e dos seus sócios — todos com experiência na área da beleza.

Desde então, venderam para países como os Estados Unidos da América, a Alemanha, o Reino Unido e a França, de onde são oriundos os outros dois sócios da marca. A clientela está espalhada por vários continentes, até na Oceânia. Já venderam para locais como a Nova Zelândia e a Ilha da Reunião, no Oceano Índico, por exemplo.

Os clientes destes países ficam encantados com a qualidade pela qual Portugal é reconhecido: “É por isso que vemos cada vez mais países a produzir cá”, revela. Das peles às palminhas, passando pelos componentes interiores, tudo é proveniente de fornecedores nacionais.

As sapatilhas Pluma custam 159€ e estão disponíveis no site da Hirundo. Pode comprá-las entre os tamanhos 35 e 46.

Carregue na galeria para conhecer outras opções de modelos da marca portuguesa em várias cores.

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