A Musa, marca portuguesa lançada em 2018, rapidamente se tornou um fenómeno de popularidade em Portugal e no mundo. Conhecida pelos seus produtos repletos de glitter, a marca revolucionou o mundo da beleza, conquistando influencers com milhões de seguidores.
Embora os icónicos creamy glitters tenham sido descontinuados devido à proibição de microplásticos na União Europeia, a empresa reinventou-se com uma nova gama de produtos cintilantes. Desta vez, a Musa combinou a maquilhagem e os cuidados de pele com a temática da pastelaria, criando lip oils brilhantes com sabores inspirados nos tradicionais doces de Natal natalícios.
Os novos batons, com um brilho “visível até da lua”, estão disponíveis em quatro cores em alta esta estação, cada uma associada a uma guloseima: um transparente (algodão-doce), um rosa (bolacha), um vermelho (red velvet) e um castanho (chocolate).
A fórmula dos lip oils inclui glitter biodegradável, óleo de abacate orgânico proveniente de pequenos agricultores brasileiros, óleo de jojoba e vitamina E, proporcionando “hidratação prolongada a lábios secos”.
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Além dos produtos individuais, foi criado um coffret MUSA Bakery, pensado para evocar as tradicionais caixas de pastelaria, reforçando a ligação à temática da doçaria. A embalagem junta dois dos óleos labiais mais vendidos da marca. O sucesso da linha tem sido tão significativo que, em menos de uma semana, alguns já estão prestes a esgotar.
O início do sucesso
A ideia de criar a Musa surgiu em 2018, quando a fundadora Rita Dobrões concluía a licenciatura em marketing e trabalhava numa discoteca, em simultâneo. “Usava muitos brilhantes em pó nos olhos e as raparigas perguntavam-me onde o arranjava. Quando lhes contava, diziam que era muito difícil de aplicar”, recordou à NiT.
Ao mesmo tempo, sempre teve um espírito empreendedor. “Vendia limonada à porta de casa, fazia tererés para as outras crianças, vendia pulseiras e porta-chaves. Tinha vontade de fazer coisas diferentes — queria fazer de tudo. Tentei lançar outros negócios antes da Musa, em áreas completamente distintas, mas por ser muito inexperiente, não correram como esperava”.
Com o passar do tempo, percebeu que se existisse uma opção semelhante aos brilhos que usava, mas em creme, a adesão iria ser enorme. Após dois anos a desenvolver a fórmula, com ajuda de um laboratório nacional, lançou o creamy glitter e apresentou um produto pioneiro no mercado da cosmética internacional.
“As pessoas diziam que não havia nada tão suave de aplicar. E ficava o dia e a noite toda, se fosse preciso”, conta. “Além disso, começámos a diferenciar-nos pela criatividade nas campanhas que fazíamos e a chamar à atenção de um público internacional.”
Em 2021, a Musa foi distinguida, pela agência Brinfer, como a 15.ª etiqueta mais reconhecida nas redes sociais, sendo o único negócio português a fazer parte da lista. “Criamos as nossas fórmulas, mas ainda não somos nós a produzir. É tudo feito em Portugal e acompanho o processo desde o início, mas tencionamos assumir o controlo a partir de 2024”.
Cada lip oil custa 19,90€ no site da Musa, enquanto o coffret está disponível por 39,80€.
Carregue na galeria para ver o antes e depois da aplicação de cada um.