compras

Charroque da Prrofundurra lançou duas sweatshirts especiais de Natal

Os dois modelos inspirados na pronúncia charroca já estão à venda no site da marca.
Custa 25€.

A famosa marca Charroque da Prrofundurra já está a antecipar o Natal com o lançamento de duas sweatshirts divertidas para vestir na noite da Consoada, com os habituais dizeres típicos da pronúncia charroca.

Este ano, os dois modelos para homem, senhora e miúdo são em tons de preto, com duas mensagens: “Covid dizer ná prendas!” e “Apá sóce deslarrgame da mão”. Cada sweatshirt custa 25€. Também existem canecas e tapetes de rato. 

Os tamanhos vão do S ao 2XL e já estão disponíveis no site da marca. A partir do dia 14 de novembro, os produtos chegam à loja física na Rua António Maria Eusébio.

Como surgiu o sotaque charroco

O sotaque charroco é uma das imagens de marca de Setúbal. Basta passar pela frente ribeirinha da cidade ou no Mercado do Livramento para ouvir os pregões dos pescadores dos comerciantes a carregar no ‘r’ em todas as expressões. 

O que provavelmente muitos não sabem é como tudo nasceu. A resposta é mais simples do que pensa. Setúbal tinha muitas fábricas de conservas e a maioria delas era gerida por empresários franceses. Por isso, para tentarem comunicar, os trabalhadores adicionaram o ‘r’ sempre que falaram. 

As expressões foram passando de geração em geração e ficaram até aos dias de hoje. Com o objetivo de manter viva a tradição do sotaque, Rui Garcia, formado em engenharia florestal começou por criar um blogue de humor com textos originais e muitos “erres” à mistura, que se tornou um sucesso nas redes sociais. 

De uma brincadeira, o projeto evoluiu para uma marca Charroque da Prrofundurra, inspirada na figura do Charroque, um pescador setubalense que anda de traineira e está sempre metido em aventuras em alto-mar. 

Ahh miga… ‘tás assim cá do quê?, apá sóce deslarrgame da mão, és maio feio có batelão da Sécil, vais du ferry ó du catámarran?, apá sóce não me moias ou nã asses mai bogas cú lume tá fraque são algumas das frases mais emblemáticas que aparecem nos artigos da loja. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA