compras

Charroque da Prrofundurra: a loja que não deixa morrer o sotaque

Setubalense começou com um blogue de humor e depois criou a marca para manter viva a tradição do dialeto típico da cidade.

O Charroque da Prrofundurra, na Rua António Maria Eusébio, em pleno Bairro de Troino, foi criado para preservar o dialeto típico setubalense, o charroco. A loja vende bodys para crianças, t-shirts, sweats, casacos, aventais, crachás, porta-chaves, ímans, autocolantes para carros, sacos e livros, com os dizeres característicos do sotaque.

A ideia partiu de Rui Garcia, formado em engenharia florestal. Como refere na página de Facebook da marca, “tudo começou como uma brincadeira num blogue, mas rapidamente evoluiu para um projeto mais sério. O objectivo é tentar ligar as pessoas aos valores e elementos da nossa cidade”. Para isso, Rui criou a figura do Charroque da Prrofundurra, um pescador setubalense, que possui uma traineira e navega em constantes aventuras, apesar do charroco também se referir a uma espécie de peixe.

A origem do dialeto de referência da cidade do Sado remete para o tempo das fábricas de conservas. “Na altura, vieram trabalhar para Setúbal pessoas do norte ao sul do País, que trouxeram as suas maneiras de estar e de falar e acabaram por constituir família aqui. Depois como os patrões das fábricas eram franceses e carregavam muito no ‘r’, misturaram-se os sotaques e assim nasceu o dialeto do charroco”, começou por contar à New in Setúbal, Mariana Santos, de 60 anos, co-gerente do Charroque da Prrofundurra.

Ahh miga… ‘tás assim cá do quê?, apá sóce deslarrgame da mão, és maio feio có batelão da Sécil, vais du ferry ó du catámarran?, apá sóce não me moias ou nã asses mai bogas cú lume tá fraque são algumas das frases mais emblemáticas, que pode ver escritas nos vários artigos à venda na loja física ou online. Ao todo, já foram editados três livros, o primeiro chamado Charroque da Prrofundurra, o segundo, que traz um dicionário das palavras e expressões mais idiomáticas e o terceiro com algumas histórias sadinas. Em breve está previsto o lançamento de um quarto livro.

Publicado por Charroque da Prrofundurra em Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2016

Além do público nacional e setubalense, a marca, única a vender este tipo de produtos personalizados, recebe várias encomendas de turistas estrangeiros. “Temos pedidos de todas as partes do mundo e enviamos pelo correio. Temos os europeus, os brasileiros, os canadianos e os americanos, que também já começam a levar. Depois os nossos emigrantes, que acham piada e levam para mostrar aos amigos”.

No mesmo espaço do Charroque da Prrofundurra funciona uma loja de artesanato criativo e restauro de tapeçarias

tags: Bairro de Troino, Charroque da Prrofundurra, roupa

localização, contactos e horários

morada
  • Charroque da Prrofundurra [ver mapa]
    Rua António Maria Eusébio, 44
    2900-235 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Das : 09:00
  • Às: 13:00
  • Das : 14:00
  • Às: 19:00