compras

Atelier Luís Octaviano: a oficina onde a Presidente da Câmara compra sapatos

A oficina na Baixa da cidade faz sapatos em pele à medida. O objetivo é que as peças sejam únicas e personalizadas.

Localizada no número 62 da Rua Augusto Cardoso, o Atelier Luís Octaviano vende calçado, malas e acessórios femininos feitos por medida e em pele portuguesa. Uma das clientes habituais é Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que procura modelos únicos e personalizados.

O conceito da loja é simples. O cliente chega com uma ideia, escolhe o tipo de pele e o modelo do sapato é feito de raiz desde o salto, à cor e à plataforma. Toda a matéria-prima utilizada na confeção das sandálias, botas, botins, malas e cintos é de origem 100% portuguesa.

O público, que procura a loja pertence a uma classe média-alta com grande poder económico e também algumas pessoas com mobilidade reduzida, que encontram na oficina uma oferta personalizada.

O atelier abriu na Baixa há 22 anos por Luís Octaviano, formado em design técnico de calçado, em Itália. Embora esteja no ofício há 40 anos, tudo começou por acaso. “Eu adorava jogar à bola e chegou a uma altura no liceu, que só me restava uma falta para chumbar o ano. A diretora de turma ligou à minha mãe e o meu castigo foi ir trabalhar com o meu vizinho para um atelier de sapatos na Rua da Madalena, em Lisboa”, contou à New in Setúbal.

Luís Octaviano é dos únicos artesãos de sapatos presentes na Baixa Comercial de Setúbal, ainda que muita gente não conheça o seu trabalho. “Por exemplo, a presidente da câmara é minha cliente e quando ela fala com as pessoas ninguém acredita que se fazem sapatos assim em Setúbal. Por isso, acho que as pessoas ainda não se aperceberam do que eu faço, talvez porque também muitas vezes estou de porta fechada”, adianta à New in Setúbal.

Além dos fregueses nacionais, Luís conta com encomendas de clientes fixos holandeses e franceses. “Anualmente pedem-me coleções, desde sandálias, botas e botins. Como já tenho as formas, depois é só enviar e torna-se muito mais fácil”.

Os preços dos sapatos variam entre os 70, 80, 100, 150, 200 até 10 mil euros, dependendo dos materiais utilizados. Além da confecção de sapatos e malas, Luís trabalha para casas de noivas, em Lisboa e dá pareceres sobre moda.

tags: Atelier Luís Octaviano, Baixa, calçado

localização, contactos e horários

morada
  • Atelier Luís Octaviano [ver mapa]
    Rua Augusto Cardoso, 62
    2900-225 Setúbal
horários
  • Das: 09:00
  • Às: 13:00
  • Das : 13:00
  • Às : 19:00