Não há dúvidas de que Setúbal é uma das mais belas baías do mundo. É uma cidade conhecida pelos locais icónicos, pelas tradições piscatórias e, claro, pela famosa pronúncia charroca. A pensar nisso, a marca Charroque da Prrofundurra lançou uma nova T-shirt que lembra quem manda no Sado. Além disso há também uma edição especial e solidária.
Há vários anos que Rui Garcia, proprietário da marca, queria ter uma T-shirt com “preço exagerado”. Assim, a marca Charroque da Prrofundurra, em parceria com a JB Welding Art, do Seixal, criou uma T-shirt “Super Mega Especial Premium”, a favor da associação “The Big Hand”. A T-shirt é limitada a dez exemplares e vem numa caixa de ferro “super original”, numerada. Tem o custo de 100€, sendo que 15€ são para o negócio de Rui, 40€ para o trabalho do JB Welding Art e 45€ para a organização solidária.
A “The Big Hand” é uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) que promove o bem-estar dos miúdos mais carenciados. Trabalha em Moçambique, em parceria com as comunidades e organizações locais. Através de um modelo centrado nos mais novos, constrói escolas, investe em equipamentos, na formação de professores e desenvolve programas inclusivos que visam prepará-los para os desafios da vida.
As novidades não ficam por aqui. “A ‘Vaite embórra choque’ nasceu porque a minha marca precisava de se afirmar, finalmente, com uma boa T-shirt com um choco, que é um ex-libris da cidade. Ao mesmo tempo, quis que fosse especial e por isso o desenho está numa T-shirt diferenciada e também numa embalagem diferente, que é uma caixa de pizza. É vendida como se de uma pizza de choco se tratasse”, explica Rui Garcia, proprietário do negócio. Este artigo é o complemento perfeito para qualquer pessoa que tenha bom humor. É feita em 100 por cento de algodão, em azul-escuro, e está disponível desde o S ao 2XL. Custa 20€ e pode ser comprada no site oficial.
A história da marca (e da primeira T-shirt)
Em 2009, a marca lançou a sua primeira T-shirt, com o nome “Apá sóce… deslárrgame da mão!”. “O processo de criação foi marcante e envolveu a comunidade. Foram apresentados diversos desenhos, sendo que os mais bonitos foram selecionados e submetidos à apreciação e voto do público de Setúbal. O design vencedor culminou na produção de uma edição limitada de 100 T-shirts. Cada uma delas era acompanhada de um certificado de qualidade da Charroque da Prrofundurra Designs, numeradas e com a autêntica assinatura do próprio Charroque”, explica Rui. Depois do primeiro desafio, seguiram-se muitos outros, e agora há dezenas de propostas para comprar e usar, como um verdadeiro setubalense.
O dialeto charroco é uma das imagens de marca de Setúbal. O que provavelmente muitos não sabem é como tudo nasceu. A resposta é mais simples do que pensa. Setúbal tinha muitas fábricas de conservas e a maioria delas era gerida por empresários franceses. Por isso, para tentarem comunicar, os trabalhadores adicionavam o ‘r’ sempre que falavam.
As expressões foram passando de geração em geração e ficaram até aos dias de hoje. Com o objetivo de manter viva a tradição do sotaque, Rui Garcia, formado em engenharia florestal, começou por criar um blogue com textos originais e que se tornou um sucesso nas redes sociais. A partir daí, o projeto evoluiu para uma marca, a Charroque da Prrofundurra, inspirada na figura do Charroque, um pescador setubalense que anda de traineira e está sempre metido em aventuras em alto-mar.
“Ahh miga… tás assim cá do quê?”, “Apá sóce deslarrgame da mão”, “És maio feio có batelão da Sécil” e “Vais du ferry ó du catámarran?” são algumas das frases mais emblemáticas que aparecem nos artigos da loja, além das edições especiais que a marca apresenta. Siga o Instagram e o Facebook para ficar a par das novidades.
Em seguida carregue na galeria para conhecer outras sugestões de presentes até 15€ para oferecer este Natal.