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As novas joias “quase imperfeitas” de Matilde Mourinho são inspiradas em Troia

A filha do conhecido treinador de futebol recordou as férias passadas na península para criar os modelos com formas orgânicas.
A fundadora inspirou-se na sua infância.

Um dia de verão perfeito, é, para muitas pessoas, passado na sua praia favorita. Quase todos conseguimos identificar o areal que consideramos nosso, aquele onde nos sentimos em casa — e Matilde Mourinho não é exceção.

Nascida em Setúbal, a designer pensa sempre nas primeiras memórias que tem das férias passadas em Troia com a família, sítio onde regressa todos os anos e que é um seus destinos de praia favoritos.

A península na margem do Rio Sado foi a inspiração para a nova coleção da filha de José Mourinho, que continua a dar cartas no mundo da moda. A jovem de 26 anos criou várias peças em ouro 14 quilates cem por cento reciclado, assim como diamantes e pedras preciosas e voltou a provar que o seu talento vai além do apelido que carrega.

“Olhei para a beleza natural de Troia, que permanece intacta com as suas dunas e vegetação, o mar sobre a areia branca e a serra da Arrábida como moldura”, conta à NiT sobre o lançamento. “Todos estes elementos, as suas formas orgânicas e fluidas foram transportadas para as peças.”

As duas propostas que melhor representam a coleção, segundo a própria, são precisamente os colares Mar e Areia. Como os nomes sugerem, incluem pedras e contas em tons de azul e em cores terrosas, respetivamente, que remetem de imediato para as paisagens balneares. E o primeiro até já esgotou.

“Diria que o design reflete os movimentos suaves da natureza, presentes nas formas quase imperfeitas da coleção. Como se o coração de Viana, um símbolo que me inspira desde o início, tivesse sido banhado pelas águas do mar e o seu formato alterado com o tempo”, acrescenta.

A principal diferença das peças, relativamente os modelos das coleções anteriores, é que também incluem pedras preciosas feitas em laboratório e não apenas diamantes. Pela primeira vez, focou-se nos elementos verdes, nomeadamente as safiras, para criar os brincos, colares e anéis. Além disso, estreou-se com as missangas de cristais naturais, que tornam cada peça única devido à irregularidade.

As vendas do colar “Mar” superaram as expetativas.

Apesar da vontade de inovar, a fundadora tenta sempre criar incluir modelos que agradem a toda a gente. Mesmo com um toque diferenciador, as criações incluídas a cada lançamento sazonal (um no final do ano, antes do Natal, e outro sempre a tempo do verão) não deixam de ser intemporais e clássicas.

Atualmente, a marca MATILDE Jewellery,  fundada no final de 2020, continua a não ter loja física. As vendas fazem-se tanto online, como por meio de presenças físicas em espaços pop up — nomeadamente em Londres. Porém, a ideia não está fora de questão: “Gostaria de abrir um ponto de venda no futuro em Inglaterra e em Portugal”, conclui.

O lançamento da marca

“Sempre fui empreendedora e ter o meu próprio negócio era o meu objetivo”, revelou à NiT, quando lançou a marca. “Enquanto estudava para o meu mestrado, descobri mais sobre as práticas da indústria da joalharia e, depois de alguma pesquisa, apercebi-me de que havia espaço no mercado para uma marca que vendesse peças de alta joalharia contemporâneas.”

No entanto, para o fazer, recorreu a “práticas de produção mais benévolas”, graças ao uso de materiais sustentáveis. É o caso do ouro reciclado, mas também dos diamantes cultivados em laboratório, quimicamente e fisicamente iguais aos naturais, mas num ambiente controlado.

Matilde confessa que é uma apaixonada pelo “dom que as joias têm para contar uma história sem precisarem de falar”. Depois de uma licenciatura em Direção Criativa para a Moda na London College of Fashion da University of the Arts London, tirou um mestrado em empreendedorismo nas indústrias criativas pela Conde Nast College of Fashion.

A educação foi sempre seguida em Londres, no Reino Unido, onde a família mora desde 2012. Foi por isso mesmo que a marca em nome próprio foi lançada por lá, mas Matilde garante que Portugal também é um dos mercados de foco principais.

Em 2021, acabou mesmo por ganhar o prémio de Marca de Joalharia Revelação do Ano, atribuído pela Professional Jeweller Awards, uma das maiores plataformas britânicas dedicadas ao negócio da joalharia. Desde então, continua a aumentar o seu espólio de peças.

A nova coleção, intitulada Troia Collection, já está à venda no site da marca com preços entre os 229,95€ e os 1051,95€. Carregue na galeria para conhecer todas as propostas.

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