compras

Antiga Barbearia Maya agora chama-se Barber Studio — e é gerida por uma mulher

O espaço foi renovado e está aberto desde o dia 1 de junho, na Estrada dos Ciprestes, junto ao novo terminal rodoviário.
A barbeira Raquel Nunes.

Já dizia Fernando Pessoa que “temos em nós todos os sonhos do mundo”. Basta acreditarmos que é possível, trabalharmos para atingir o objetivo e seguir a nossa intuição, independentemente das opiniões alheias. Raquel Nunes, 34 anos, nasceu em Bagnères-de-Bigorre, em França, mas já vive em Setúbal desde os 13 anos. Tinha o sonho de ser barbeira guardado na gaveta há muitos anos, mas quando surgiu a oportunidade agarrou-a sem hesitar. Trabalhou para isso, seguiu o seu instinto e atualmente é a gerente da Barber Studio, na Estrada dos Ciprestes.

Provavelmente conhece o espaço como Barbearia Maya, mesmo em frente à nova estação rodoviária de Setúbal, mas desde 1 de junho que é a Barber Studio. Antigamente o primeiro negócio incluía serviços de cabeleireiro unisexo, manicure e pedicure e barbearia. Agora só tem serviços de barbearia desempenhados por Raquel Nunes, a única profissional no espaço.

A jovem tirou o curso de barbeira com Thiago Maya, o ex-dono, e assim que terminou começou logo a trabalhar com ele no espaço, aos fins de semana, pois durante a semana estava num ginásio. Entretanto surgiu a proposta para ficar a tempo inteiro e Raquel nem pensou duas vezes.

No entanto, como Thiago Maya tem mais barbearias na cidade, decidiu que se queria focar numa delas que não a da Estrada dos Ciprestes. “Na altura estava à procura de um espaço para trabalhar sozinha e quando ele soube fez-me uma oferta e eu fiquei com o espaço”, conta à New in Setúbal. Como já estava a trabalhar no local e tinha uma carteira de clientes familiarizada com o seu trabalho, esta foi uma oportunidade que não quis perder de vista.

Raquel Nunes afirma que sempre adorou esta área porque também tinha familiares a trabalhar no ramo, e inclusive chegou a trabalhar num espaço que vendia produtos de cabeleireiro, que ajudou a acentuar esta paixão. Contudo, este é um trabalho que pode gerar preconceito pelo facto de ser desempenhado por uma mulher, algo que não é comum, mas não deixa de ser possível.

“No início quando comecei a trabalhar na área disseram-me logo que era trabalho de homem, e que os clientes não se iam sentir à vontade por ser uma mulher a atendê-los, e que iriam preferir procurar um profissional masculino”, revela. Raquel Nunes sempre esteve ciente deste tipo de preconceito, mas não foi isso que a fez parar. Decidiu arriscar e desconstruir esta ideia de que esta é uma profissão para homens, pois não é verdade.

No seu dia a dia, sente que até há uma certa desconfiança por parte dos homens, pois estão habituados a que seja alguém do mesmo género a desempenhar a tarefa. “Parece que desvalorizam o trabalho só porque é uma mulher a fazê-lo. Fazem perguntas como: ‘será que vai ficar em condições?’ ou ‘será que vou ficar só com uma orelha?’”, conta. O que é facto é que, depois do serviço, os clientes ficam satisfeitos e acabam por voltar.

Um dos comentários que Raquel Nunes mais ouve é que os homens não estão habituados a que seja uma mulher a fazer-lhes a barba ou a cortar-lhes o cabelo. O que importa, no final de contas, é que o trabalho fique bem feito, por isso, Raquel pede que lhe deem a oportunidade de mostrar o quão profissional é.

Os serviços da Barber Studio são de barbearia para cabelo (12€) e a junção de cabelo e barba (15€). Aqui o serviço é mais especializado e pormenorizado em relação aos cabeleireiros comuns, segundo a gerente. Além disso também pode comprar produtos para a barba e para o cabelo.

O espaço está diferente em relação ao antigo negócio. A aposta é num ambiente vintage, bastante acolhedor, com vários detalhes em preto e vermelho. A barbearia está aberta de segunda-feira a sábado das 10 às 13 horas, e das 14 às 19 horas. Pode fazer as suas marcações através do número de telefone 265 419 947.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Raquel Nunes
Idade: 34 
Marca favorita: Bandido
Guilty pleasure: Comer
Convença-nos a visitar o espaço: “Esta é uma profissão tanto para homem como para mulher, o importante é o trabalho que é feito com a máxima qualidade”.

Carregue na galeria para conhecer o renovado Barber Studio. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. dos Ciprestes 23C, 2910-319 Setúbal
    2910-319 Setúbal
  • HORÁRIO
  • De segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h às 19h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA