compras

Alegro lança guia para os clientes fazerem compras de forma segura e tranquila

O grupo inclui os centros comerciais de Alfragide, Castelo Branco, Montijo, Setúbal e Sintra.
Todo o cuidado é pouco.

A terceira fase de desconfinamento arranca na segunda-feira, 1 de junho, e a abertura por completo dos centros comerciais é, provavelmente, a medida mais aguardada. Para ajudar todo os clientes a seguirem as normas de higiene e segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde, o Alegro — que detém centros comerciais em Alfragide, Castelo Branco, Montijo, Setúbal e Sintra — lançou um guia de boas práticas.

Antes de sair de casa, o grupo de shoppings sugere que se usem peças de manga comprida e que os cabelos longos sejam apanhados sempre que possível — a bijuteria, essa, tem de ser reduzida. Nas malas ou mochilas deve estar um kit de proteção com máscara, gel ou líquido desinfetante para as mãos e lenços de papel (estes últimos servem para abrir e fechar portas não-automáticas ou a proteger os dedos se tivermos de tocar em alguma coisa).

Na hora de sair, os sapatos devem ser calçados o mais perto possível da porta de casa para evitar andar pelas restantes divisões. Sempre que possível, opte pelo uso das escadas em vez dos elevadores.

“Para quem tem viatura própria, este deve ser o meio preferencial na hora de fazer deslocações, dando boleia apenas a familiares ou pessoas que vivam connosco”, escreve o Alegro. No estacionamento, sugere uma “pequena coreografia”: abrir a porta, desinfetar as mãos e puxar a porta para fechá-la.

Caso vá até ao centro comercial de transportes públicos, espere por eles em pé, mantendo o distanciamento social de dois metros e sem tocar em nada. “Já no interior do autocarro, comboio, metro ou barco, é obrigatório o uso de máscara em adultos e crianças com mais de 10 anos, durante toda a viagem”, escreve. Quando chegar ao shopping lave  as mãos com água e sabão ou usar “um dos muitos dispensadores de gel desinfetante disponíveis.”

“Boas práticas, dias ainda melhores” é a mensagem que está à porta de cada centro comercial Alegro. Por isso, a partir daí é obrigatório usar sempre material de proteção individual, manter a distância de dois metros entre pessoas, privilegiar as escadas ou tapetes rolantes, lavar os desinfetar as mãos regularmente, respeitar as normas de cada loja e tentar sempre os pagamentos por contactless ou MB Way.

Todos os espaços físicos vão funcionar com horário flexível e “têm em vigor os limites de lotação previstos por lei.(…) Outra das recomendações a ter em conta enquanto esperamos: dar sempre prioridade a emergências ou a pessoas com atendimento prioritário”, diz o Alegro.

As recomendações são também para o regresso a casa. “Para quem vive num prédio, é aconselhado utilizar o antebraço para abrir a porta, em vez da mão.” A seguir, é preciso descalçar os sapatos à entrada de casa e deixar objetos como as chaves ou carteira numa caixa ou tabuleiro junto à entrada. 

É ainda preciso limpar o telemóvel com um produto próprio e as mãos, durante 20 segundos, enquanto canta o “Parabéns a Você”. As sugestões terminam com um duche relaxante.

tags: Alegro Setúbal, compras seguras, coronavírus, guia, novas regras, setúbal

outros artigos de compras

mais histórias de Setúbal