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A T-shirt de Natal que é uma homenagem ao humor setubalense. Vai até ao 5XL

A marca Charroque da Prrofundurra vai vender uma quantidade limitada da novidade. É uma ótima sugestão de presente.
Custam 20€.

“Qué isse!” era o nome pelo qual era conhecido um dos setubalenses mais famosos da década de 90. Além da sua personalidade caricata e de falar à charroco, deixou como legado uma frase icónica e que se encontra na memória de muitos dos que conviveram com ele. Agora, é inspiração para a próxima T-shirt da marca Charroque da Prrofundurra.

Se ainda não tem ideias para presentes, esta é uma das sugestões. A T-shirt “Vivenda na Lua” vai ser lançada este domingo, 1 de dezembro, e é especial pelo facto de ser também uma ode ao “humor autêntico e memória setubalense”, como explica Rui Garcia, CEO da marca. Na peça, vai encontrar, então, a frase dita pelo “Qué Isse!” — “Tenho uma vivenda da lua e só falta um prrégue!”.

“Esta t-shirt é mais do que uma peça de roupa. É uma homenagem à nossa cultura, às histórias que nos unem e à criatividade que caracteriza Setúbal. Ideal para quem quer levar um pouco da nossa essência consigo ou oferecer um presente especial neste Natal”, refere Rui. A edição é limitada a 250 unidades e custa 20€. Há desde o tamanho S ao 5XL. Pode comprar no site oficial.

“Esta edição limitada é para aqueles que realmente entendem o espírito da cidade e carregam a cultura setubalense com orgulho. A frase divertida e icónica faz desta T-shirt uma peça indispensável para quem adora expressar o seu humor ‘prrofundo'”. Seja num passeio, numa saída com amigos ou em eventos especiais, esta T-shirt vai ser o centro das atenções”, frisa o CEO.

A T-shirt.

A história da marca (e da primeira T-shirt)

Em 2009, a marca lançou a sua primeira T-shirt, com o nome “Apá sóce… deslárrgame da mão!”. “O processo de criação foi marcante e envolveu a comunidade. Foram apresentados diversos desenhos, sendo que os mais bonitos foram selecionados e submetidos à apreciação e voto do público. O design vencedor culminou na produção de uma edição limitada de 100 T-shirts. Cada uma delas era acompanhada de um certificado de qualidade da Charroque da Prrofundurra Designs, numeradas e com a autêntica assinatura do próprio Charroque”, explica Rui. Depois do primeiro desafio, seguiram-se muitos outros. Agora há dezenas de propostas para comprar e usar, como um verdadeiro setubalense.

O dialeto charroco é uma das imagens de marca de Setúbal. O que provavelmente muitos não sabem é como tudo nasceu. A resposta é mais simples do que pensa. Setúbal tinha muitas fábricas de conservas e a maioria delas era gerida por empresários franceses. Por isso, para tentarem comunicar, os trabalhadores adicionavam o ‘r’ sempre que falavam.

As expressões foram passando de geração em geração e ficaram até aos dias de hoje. Com o objetivo de manter viva a tradição do sotaque, Rui Garcia, formado em Engenharia Florestal, começou por criar um blogue com textos originais e que se tornou um sucesso nas redes sociais. A partir daí, o projeto evoluiu para uma marca, a Charroque da Prrofundurra, inspirada na figura do Charroque, um pescador setubalense que anda de traineira e está sempre metido em aventuras em alto-mar.

“Ahh miga… tás assim cá do quê?”, “Apá sóce deslarrgame da mão”, “És maio feio có batelão da Sécil” e “Vais du ferry ó du catámarran?” são algumas das frases mais emblemáticas que aparecem nos artigos da loja, além das edições especiais que a marca apresenta. Siga o Instagram e o Facebook para ficar a par das novidades.

Carregue na galeria e recorde a coleção do Dia dos Namorados que a marca preparou. 

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