A cultura coreana é verdadeiramente intemporal. Os trajes típicos que eram usados há milhares de anos continuam a ser usados com orgulho por todas as gerações. Aquilo que poucas pessoas sabem é que em Setúbal existe uma marca que produz peças inspiradas na Coreia, na China e no Japão.
A SotodesSu nasceu em 2022, do sonho de Susana Andrade e do namorado, Paulo Barroca, ambos com 45 anos e setubalenses. Partilhavam a ideia e a paixão de começar um negócio em que as peças fossem totalmente feitas por ambos, no atelier que têm em Setúbal. E foi exatamente isso que aconteceu. Eles fazem o projeto em conjunto, enquanto que parte da modelagem, corte e costura é realizada por Susana.
O resultado é um pedaço do traje tipicamente coreano que pode pendurar no seu closet. “Originalmente, o jeogori é a parte superior do traje tradicional coreano — o hanbok. Inspirados nessa peça tradicional, criamos uma versão mais moderna com um design original e exclusivo”, explica Susana à New in Setúbal.
E acrescenta: “Tem sido uma das nossas criações mais acarinhadas, talvez porque é aquela através da qual iniciamos a caminhada com o nosso verdadeiro ADN. Na realidade, a nossa aventura começou com a criação dos nossos quimonos, mas essa é uma peça que o ocidente já reconhece como parte integrante da moda global. O jeogori surpreendeu as pessoas. Continuamos a receber mensagens de novos seguidores a elogiar a criação de algo completamente diferente do que já tinham visto”.
O jeogori custa 119€ e é uma peça feita — assim como todas as outras — de um modo totalmente singular e artesanal. Trata-se de um artigo reversível que pode ser usado durante todo o ano. É ideal como peça de meia estação devido às duas camadas de tecido, mas também pode ser usada no verão como blusa, por exemplo.
O seu design original e exclusivo permite que o modelo seja usado aberto, fechado com a faixa a toda a volta, fechado com a faixa só visível na frente ou só visível nas costas, mas também com a zona frontal aberta e a camada interna visível ou ainda com as mangas dobrada. Existem 35 variações de cores e feitios deste modelo. E os fundadores da marca continuam a produzir novas invenções.
Estas peças são “trabalhosas”, diz Susana, mas valem a pena. “O extremo oriente sempre nos fascinou em diversos sentidos e sentimos que, numa altura em que a cultura pop coreana tem cada vez mais expressão no ocidente, seria importante revisitar a sua tradição e trazê-la para o século XXI”.
As peças têm sido um significado impactante para muitos clientes. “À boleia das nossas criações, há pessoas que nos contam que começaram a olhar para a história do vestuário de forma diferente, mais atentas às diferenças que existem na tradição a este nível nas culturas. Esta mudança de perceção é também muito importante para nós, enquanto criadores. Criar é também convidar a abrir horizontes”.
Não há um modelo mais pedido que o outro, porque todas as peças são únicas. “Um dos pilares da SotodesSu é precisamente a criação de exemplares únicos ou em número muito reduzido. Cremos que tal como cada um de nós é único, os nossos clientes merecem ter peças únicas. Daí o nosso mote ser a criação de peças de arte para vestir”.
Além do jeogori, a marca tem à venda o wasket, típico da Ásia Meridional, que significa mesmo em urdu “colete”. No catálogo também existem os quimonos e o hanten, de origem japonesa, e as fitas turbante. Todas as criações são inspiradas no médio e extremo oriente.
A criação é um processo demorado porque compreende diversas etapas, todas elas realizadas de forma artesanal e pela mesma pessoa. É um universo diferente da confeção industrial em que existe um posto de trabalho para cada etapa e por dia se produzem centenas de peças, além de que é trabalhada à metragem de tecido.
Saiba que existem muito poucas unidades de cada peça, sendo esse também um fator diferencial. Para encomendar um modelo, deve entrar em contacto com a SotodesSu através da página do Instagram da marca ou para o email sotodessu.store@nullgmail.com. Podem existir peças que estão disponíveis para entrega imediata e outras que podem ser encomendadas.