comida

Xtoria: o novo restaurante da vencedora do Masterchef Portugal

O primeiro espaço de cozinha de autor da chef setubalense Rita Neto abre esta quarta-feira, 24 de abril.
Há muitos pratos típicos de Setúbal.

Há um novo restaurante de cozinha de autor, em Setúbal. O Xtoria de Rita Neto, vencedora da primeira edição do Masterchef Portugal é inaugurado esta quarta-feira à noite, 24 de abril, no número 17 da Rua Guilherme Gomes Fernandes, perto da Avenida Luísa Todi. A grande aposta do espaço está nos produtos frescos sazonais da região e em criações mais sofisticadas.

Os pratos baseiam-se numa fusão entre os ingredientes tradicionais portugueses e influências da cozinha internacional. A ementa vai mudar consoante a época do ano, mas não vão faltar na mesa as iguarias tipicamente setubalenses, como a caldeirada, choco, cavala, ostras, queijo de Azeitão, pêra, laranja e moscatel.

Um dos destaques do restaurante é a chamada mesa do chef no centro da sala, que vai contar com um menu de degustação (só por reserva) aos almoços e jantares. O objetivo é dar a provar na mesma refeição a maioria dos pratos da ementa. Além da degustação também há um menu kids, com opções de carne e peixe.

A carta de vinhos tem sobretudo referências da região de Setúbal, mas também do resto do País. O preço médio por refeição, com entradas, prato e sobremesa ronda os 20€ a 25€. Ao olhar para as opções da ementa só vai encontrar o nome da proteína dominante do prato. Para os mais curiosos a seguir é que surge a explicação da constituição dos vários ingredientes.  

O Xtoria é o primeiro espaço da chef setubalense Rita Neto, 35 anos, a grande vencedora da primeira edição do programa da TVI Masterchef Portugal, em 2014. Filha da terra, Rita é formada em arquitetura mas desde miúda que gosta de cozinhar. À New in Setúbal conta que com apenas cinco anos fez o seu primeiro arroz doce com a avó.

Mas todos os membros da família são apaixonados por cozinha. “Lembro-me que fazíamos grandes competições em casa no Natal para ver quem confecionava o melhor peru e outros doces. Eram autênticas batalhas”, brinca. Em 2014 decidiu inscrever-se no programa de culinária da TVI porque na altura via apenas a cozinha como hobby. Diz que a experiência “mudou totalmente” a sua vida e a da família, já que saiu do anonimato e passou a ser conhecida na rua.

Ao vencer o concurso teve direito a ir estudar um ano para a Le Cordon Bleu, de Madrid, a melhor escola de cozinha do mundo. Foi das melhores alunas, mas decidiu regressar a Portugal. Foi trabalhar um ano com o chefe Rui Paula, no restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. “Foi uma ótima experiência, porque consegui confecionar pratos fine dining/gourmet”, explica.

Mas o sonho antigo da chef de abrir um restaurante próprio, nunca passou e juntamente com a sua irmã alimentaram esse desejo. A irmã de Rita, Rute Marques, 43 anos, economista de formação com especialização em marketing e publicidade é uma das responsáveis pelo espaço. Esteve quatro anos em Angola e quando voltou a Portugal comprou o edifício do restaurante, que funcionou como discoteca no passado. As duas irmãs são as gerentes, mas os sócios são Bruno Marques, marido de Rute e Manuel Neto, pai das irmãs. 

“A nossa ideia é que as pessoas provem um prato à base de um bom produto confecionado de forma diferente da tradicional e brinquem com os sabores e sentidos na mesma refeição”, conta Rute Neto. No comando da cozinha, ao lado de Rita (chef executiva) está Bruno Resgate, 29 anos, formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A decoração, da autoria do setubalense João Maria, em tons de bordeaux pretende recriar um ambiente cosy. Por isso há vários espaços na mesma sala. A mesa central reservada para as experiências do menu de degustação, a redonda para grupos de seis pessoas e o banco corrido com sofás para duas pessoas.

Um dos pormenores da decoração são dois quadros grandes com a representação de um homem e uma mulher com caras feitas de legumes. O restaurante tem ainda uma mezzanine, com uma sala de estar e um wine bar e algumas mesas. Depois de várias pesquisas, as duas irmãs chegaram ao nome Xtoria por ser a concretização de um sonho antigo ligado à história da família. 

Quem manda nisto tudo

Nome: Rita Neto/Rute Marques
Idade: 35/43
Prato favorito: Almôndegas com puré de batata/Salsichas enroladas em lombardo
Guilty pleasure: Latas de leite condensado/Ovos moles
Convença-nos a visitar o espaço: “Queremos contar histórias sempre com um final feliz”. 

tags: cozinha de autor, Masterchef Portugal, novidade nis, Rita Neto, Xtoria

localização, contactos e horários

morada
  • Xtoria [ver mapa]
    Rua Guilherme Gomes Fernandes, 17
    2900-395  Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Quarta
  • Das: 19:00
  • Às: 00:00
  • Quinta a segunda
  • Das: 12:30
  • Às: 15:00
  • Das: 19:00
  • Às: 00:00

ficha técnica

wifi disponível?
Sim
aceita reservas?
Sim