comida

Vem aí um mercado à moda antiga para provar a famosa sopa “dos caramelos”

A festa vai invadir as ruas do Pinhal Novo durante os dias 10, 11 e 12 de maio. É um sucesso há nove anos seguidos.
Vai poder provar as melhores iguarias da região.

Batata, repolho, feijão, cenoura, toucinho e vários enchidos. Estes são os ingredientes necessários para fazer a sopa caramela, a iguaria típica de Pinhal Novo. O conceito nasceu há vários anos, quando era necessário alimentar “os caramelos” que vinham da Beira Litoral.

A iguaria tornou-se num dos símbolos da região e deu origem a um mercado que já vai na nona edição. Este ano o evento, irá decorrer no Largo José Maria dos Santos, entre sexta-feira, 10 de maio, e domingo, 12.

“Esta iniciativa pretende ainda divulgar e promover um produto de excelência, a sopa caramela e o pudim de abóbora, além de outros produtos locais e contribuir para a dinamização do comércio nacional e a divulgação turística do local”, pode ler-se no site da Confraria da Sopa Caramela. 

A intenção de atrair mais jovens para este tipo de iniciativas que valorizam as tradições, costumes e gastronomia portuguesas é outro dos objetivos. Por isso, eles terão direito ao seu próprio “Mercadito Caramelo”, com jogos, animações, danças, workshops e muitas outras atividades.

A entrada é gratuita, mas se quiser participar na festa com os trajes tradicionais “à caramelo”, pode alugar um fato para um dia de mercado por 10€; ou pagar 15€ e utilizar o mesmo nos três dias do evento.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA