comida

Vem aí mais uma semana gastronómica onde o choco frito é o rei

O festival decorre entre os dias 4 e 13 de abril e conta com a participação de mais de 50 restaurantes do concelho.
Prepare-se.

Risotto negro de choco, nigiri de choco, favada de choco, parfait de choco e espadarte fumado são apenas algumas das opções que vai poder provar nos próximos dias na cidade. Mais uma vez, a semana gastronómica regressa a Setúbal com o propósito de promover o prato setubalense mais conhecido de sempre e que faz muitos portugueses (e turistas) percorrerem centenas de quilómetros só para experimentá-lo.

A Semana do Choco arranca esta sexta-feira, 4 de abril, e vai durar até domingo, 13. Durante esses dias, vai poder comer vários pratos à base deste molusco nos restaurantes setubalenses que aderiram ao ciclo gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”. Ao longo dos dez dias, juntam-se propostas gastronómicas — umas mais conservadoras, outras mais inovadoras.

Na Casa do Peixe, a estrela vai ser a favada de choco, no Decor & Salteado, o risotto negro de choco. No Restaurante Cristal, o destaque vai para o parfait de choco e espadarte fumado e tiras de choco frito sobre arroz cremoso de sua tinta, enquanto no Omotenashi o foco vai ser o nigiri de choco e n’O Douradinho os choquitos do rio fritos.

Além disso, outros espaços como a Adega do Zé, a Adega dos Garrafões, a Alface Filha, o Antóniu’s, Bistro & Tapas, o Cais 56, o Calhabem, a Casa Lagarto, Charroco, a Churrasquinho das Praias do Sado, a Copa D’Ouro, a Decor & Salteado, a Estrela do Sado, o Florida, o Leo do Choco Frito, o Mar Azul 2, o Novo 10 e o Novo Lídia, são alguns dos restaurantes que terão propostas especiais ao longo desta semana. Pode consultar a lista completa online.

Como se não bastassem as dezenas de formas de comer o molusco, os entusiastas pelo prato vão poder desfrutar de outras atividades relacionadas. Este sábado, 5 de abril, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal recebe a oficina pedagógica “O Choco e o seu ciclo de vida”, para maiores de três anos e com a duração de cerca de uma hora e meia. As inscrições já se encontram encerradas e o evento decorre às 15h30.

No mesmo dia, pelas 17h30, o evento reserva um showcooking no Festival Queijo, Pão e Vinho, a realizar em São Gonçalo, na Quinta do Anjo, em Palmela. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição que pode ser feita no stand da Câmara Municipal de Setúbal no evento.

Já no domingo, dia 6, o Hotel Cristal organiza uma nova sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, com o chef Óscar Fernandes a apresentar propostas gastronómicas de choco com vinhos da Casa Ermelinda Freitas. O evento decorre às 17h30 e as inscrições também já se encontram encerradas. A Semana do Choco é organizada com o apoio da Casa Ermelinda Freitas, da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e do Hotel Cristal.

Se prefere fazer receitas em casa, carregue na galeria para conhecer cinco versões fit para aproveitar as sobras de peixe.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA