comida

Vem aí mais uma Festa do Manel da Horta

O festival de entrada livre, em Azeitão é nos dias 24, 25 e 26 de maio. Há gastronomia, artesanato, música e ateliers.
Há provas de vinhos e queijos.

A Festa do Manel da Horta regressa ao rossio de Vila Nogueira de Azeitão, Concelho de Setúbal entre os dias 24, 25 e 26 de maio, sexta, sábado e domingo com um desfile de tradições, sabores e aromas da região. A entrada é gratuita. O programa inclui gastronomia, artesanato, música, ateliers, jogos tradicionais e exposições, com a recriação da vida no campo e o espírito aldeão ao longo dos três dias.

As tasquinhas gastronómicas vão contar com a sopa caramela, provas de vinho, queijos, mel, doçaria e hortícolas da região. Os produtos florais, artesanais e turísticos também vão estar em destaque no Manel da Horta, através da venda de peças em chita, croché e uma exposição de antigas alfaias agrícolas. Jogos tradicionais e didáticos de sensibilização para a proteção do ambiente, ateliers para miúdos e adultos fazem igualmente parte do programa do fim de semana.

Conheça todas as atividades previstas para os três dias

24 de maio

20 horas — Inauguração oficial da feira.

21h30 — Concerto da “Orquestra na horta do Manel” pela Voz do Alentejo.

25 de maio

15h30 — “Café Conserto para a família” destinado a arranjos de roupa, pequenos móveis e eletrodomésticos e à recuperação de brinquedos.

16 horas — Iniciação de “Escalada às Árvores” pela YMCA — Camp Alambre até às 20 horas.

18 horas — Teatro de rua “O Mercado de Azeitão”, com a presença do Manel da Horta e as suas Marias. Também há sessões ao meio-dia e às 17h30 no domingo, 26 de maio.

21h30 — “Baile do Chapéu” pela Orquestra Típica O.C.T.A.

22h45 — “Há Baile na Horta do Manel”, com atuações musicais de Fulano, Beltrano & Sicrano do grupo Tradballs.

26 de maio

9h30 — Passeio pedestre organizado pelo ICNF — Parque Natural da Arrábida com partida e chegada a Azeitão.

Ao longo dos dois dias do fim de semana estão previstos para as 15h30 junto à casa do Manel da Horta — Espaço Descobertas, jogos de aprendizagem para miúdos no atelier “A brincar também se aprende” inspirado no método Montessori e Reggio.

Às 16 horas, Ana Castilho desenvolve o atelier “Conhecer algumas espécies da flora local”, através de identificações e desenhos de espécies. Às 17 horas, “A Horta na Cozinha” inclui modelagem com pasta de açúcar por Cláudia Ribeiro. Meia hora depois, Andreia Pinheiro Oliveira da Paladares Biológicos dá algumas dicas sobre “Construção de Bonecos Ecológicos”. O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid falecido em março, juntamente com as suas Marias é presença obrigatória no festival gastronómico azeitonense.

O programa deste ano assinala o Dia Europeu dos Parques Naturais, a 24 de maio, sexta-feira com uma exposição temática sobre o Parque Natural da Arrábida pelos alunos das escolas de Azeitão. A feira organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão com apoio da Câmara Municipal de Setúbal abre ao público às 10 e encerra às 20 horas.

tags: artesanato, ateliers, Azeitão, entrada livre, gastronomia, Manel da Horta, Música, tasquinhas