comida

Vai ter dois fins de semana para provar receitas inspiradas na fogaça de Palmela

O evento começa esta sexta-feira, 17 de janeiro, e conta com a participação de 14 restaurantes do Concelho.
Seis dias imperdíveis. Foto: CMP.

Bacalhau em crosta de fogaça, bifes de peru com fogaça, cheesecake de frutos vermelhos com fogaça, gelado de fogaça, crumble de fogaça e muitas outras iguarias. Nos próximos dois fins de semana de janeiro só se vai ouvir falar de fogaça, com mais uma edição do programa “Palmela — Experiências com Sabor!”, que decorre de 17 a 19 e de 24 a 26 de janeiro.

A edição dos fins de semana gastronómicos da fogaça de Palmela 2020 vai contar com a participação de 14 restaurantes do Concelho. Cada um dos espaços vai apresentar receitas criativas de pratos principais e sobremesas, à base do biscoito típico da vila.

As atividades começam esta quarta-feira, 15 de janeiro, com a cerimónia da bênção da fogaça, como celebração do Dia de Santo Amaro. A sessão está marcada para as 18 horas, na Igreja de S. Pedro, em Palmela. Segundo a tradição mais antiga era costume a população preparar fogaças para oferecer a Santo Amaro. Depois, os biscoitos, cozidos nos fornos comunitários ou nas padarias, eram transportados até à igreja, em cestos de verga para serem benzidos e leiloados.

A fechar a programação especial, ainda pode participar num workshop sobre confeção de fogaça de Palmela, na Casa Mãe Rota dos Vinhos. A atividade é no dia 25 de janeiro, sábado, às 10 horas e vai ser conduzida pelo chef Nuno Gil, da Confraria Gastronómica de Palmela. Para se inscrever, deve enviar um email para turismo@nullcm-palmela.pt ou ligar para o número 212 336 668.

O programa “Palmela — Experiências com Sabor!” é promovido pela Câmara Municipal de Palmela e Rota de Vinhos da Península de Setúbal. A lista completa dos restaurantes e as ementas estão disponíveis no site do município de Palmela. Casa do Castelo, Chateau Café, Dona Isilda, Correio-Mor e Taverna da Ladeira são alguns dos espaços aderentes, que integram a edição deste ano.

tags: Câmara Municipal de Palmela, fins de semana gastronómicos, fogaça, palmela, programa, restaurantes aderentes

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal