comida

Vai abrir um take-away de cozinha japonesa de autor em Setúbal

O projeto, do chef setubalense Flávio Barbosa, chama-se Casa Japonesa e está em soft opening até 15 de setembro.
O bao de caranguejo de casca mole é uma das especialidades.

A cozinha japonesa e o sushi, em particular, são daquelas coisas no mundo que se amam ou se odeiam. No entanto, gostos à parte, é indiscutível que foi uma tendência que veio para ficar — e nem a pandemia impediu os setubalenses de encomendarem peças para comer em casa.

Nesta fase de desconfinamento, os clientes voltaram aos restaurantes da cidade e só querem experimentar spots asiáticos, com a opção de take-away ou delivery. Se leu o artigo até aqui, temos boas notícias, porque está a chegar a Setúbal um novo conceito de cozinha japonesa focado no serviço de take-away.

A Casa Japonesa, no número cinco da Rua Luís Gonzaga do Nascimento, está em regime de soft-opening com cozinha aberta para jantares, até ao dia 15 de setembro, quarta-feira. Depois disso, o espaço abre oficialmente, por enquanto, apenas em formato de take-away.

O projeto é assinado pelo chef Flávio Barbosa que, depois de ter trabalhado em vários restaurantes de cozinha japonesa, decidiu que estava na altura de ter um conceito próprio. Segundo o sushiman setubalense, de 34 anos, “foram as suas irmãs mais novas as verdadeiras impulsionadoras desta paixão pela arte da culinária”.

Foi na cozinha da mãe, que Flávio começou a ganhar experiência no mundo das receitas, quando ficava a tomar conta das irmãs e lhes tinha de preparar as refeições. Começou a sua aprendizagem ao lado dos chefs Paulo Morais e Henrique Macedo, na School Restaurante Escola, onde fez o curso de sushiman.

Depois integrou outros projetos. Foi o chef executivo dos Hotéis Turim onde deu uma nova vida ao Tsubaki. Do seu percurso fazem ainda parte as colaborações no Tago’s Village Hotel, com o chef Luís Barradas e na Miss Jappa, com a chef Anna Lins. Entretanto, acabou a sua formação em Cozinha Portuguesa e Pastelaria na Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal.

A carta da nova Casa Japonesa junta elementos do Mar e da Terra e vai basear-se nos produtos locais e sazonais, apostando numa fusão entre as culturas japonesa e portuguesa. Fataça do mar, robalo, dourada, carapaus, chicharro, pata-roxa, atum ou sardinhas são exemplos das especialidades do Mar.

No caso da ementa da Terra, a Casa Japonesa vai trabalhar com carne de aves, de porco, entre outras. Escabeche de caranguejo de casca mole, camarão Black Tiger com molho kimuchi, espetadas yakitori com molho teriyaki caseiro são outras das propostas que pode provar, sem esquecer as opções de sushi com destaque para os gunkans à bulhão Pato e de unagi.

O novo take-away terá também o tradicional tataki de atum e uma box da horta para os clientes vegetarianos e veganos. Pode conhecer todas as especialidades da carta no site da Casa Japonesa e fazer os pedidos de take-away e delivery. Em alternativa, pode usar as plataformas da Uber Eats, Glovo e Takeaway.com. O serviço funciona todos os dias, a partir das 15 horas, com exceção de quarta-feira. 

A seguir carregue na galeria para conhecer melhor as especialidades da Casa Japonesa.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA