comida

Universidade espanhola está à procura de voluntários para beberem vinho sem pagar

O estudo terá a duração de quatro anos, mas só pode beber um copo por dia. O objetivo passa por tentar perceber os efeitos do consumo moderado em adultos.
Boas notícias para jantares de amigos.

A Universidade de Navarra está à procura de voluntários para um estudo que, à partida, parece ser o cenário para muitos: cada participante terá que beber um copo de vinho por dia. A investigação pretende analisar os efeitos do consumo moderado desta bebida em adultos com mais de 50 anos.

O projeto conta com o apoio do Conselho Europeu de Pesquisa, que disponibilizou 2,4 milhões de euros para financiar o fornecimento de vinho a 10 mil participantes ao longo de quatro anos. Atualmente, o estudo já reúne quatro mil voluntários, mas são ainda precisas mais seis mil inscrições até ao final de junho.

Podem candidatar-se pessoas de qualquer parte do mundo, desde que cumpram os critérios de idade: entre os 50 e os 70 anos no caso dos homens, e entre os 55 e os 75 no caso das mulheres.

“É um estudo inovador que estabelecerá novas recomendações para a população sobre o consumo de álcool”, explicou Patrícia Romero-Marco, uma das 500 médicas envolvidas na iniciativa.

Os participantes terão acesso a cuidados médicos regulares, exames de acompanhamento e aconselhamento — a seguir ou não, conforme a decisão de cada um.

“O desenho deste ensaio gerou grande interesse porque, além de responder a questões muito práticas, aplicará novas tecnologias e, assim, permitirá minimizar a carga de trabalho dos cientistas e não interferir no atendimento clínico”, sublinha Miguel Ángel Martínez-González, investigador e professor de Medicina Preventiva da Universidade de Navarra.

O tema continua a gerar debate. O impacto do consumo moderado de álcool em pessoas com mais de 50 anos ainda não reúne consenso científico, embora existam estudos que apontam benefícios potenciais — sobretudo no contexto da dieta mediterrânica, onde o vinho tem presença habitual.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA