comida

Um legado de dois séculos: as 5 marcas que produzem o famoso Queijo de Azeitão

Em 2023, esteve entre os 50 melhores do mundo. É um dos mais procurados em todo País e nós contamos tudo sobre quem os produz.
Irresistível. (DR)

Vamos fazer uma viagem no tempo e garantimos que vai valer a pena. É que só assim é que conseguimos perceber a origem do Queijo de Azeitão. A origem e o segredo vieram das Beiras, há dois séculos, em 1830, pela mão de Gaspar Henriques de Paiva, que chegou a Azeitão para se dedicar à agricultura. Trouxe ovelhas leiteiras, de lã preta e raça bordaleira e todos os anos mandava vir um queijeiro da sua terra para fabricar queijos do tipo “Serra”.

Tudo o que aprendeu, foi ensinado. Passando a palavra de geração em geração, o legado permanece até hoje e tornou-se um dos queijos mais famosos do País e premiado a nível internacional. Em 2023, esteve entre os 50 melhores queijos do mundo. Estamos a falar de centenas de galardões, atribuídos a diferentes produtores, que se encontram, maior parte, em Quinta do Anjo, no concelho de Palmela.

“De produção artesanal, com duração média de 45 dias, paladar requintado e único, constitui um dos mais apreciados queijos de ovelha nacional”, explica o Município de Palmela, na página de turismo. Todos os anos é realizado, inclusive, o evento “Queijo, Pão e Vinho”, onde o produto é protagonista. 

Este é um queijo que deve ser apreciado na sua totalidade. Ou seja, comer a pasta mole, junto com a casca natural, já que é parte integrante e “nenhum produto foi adicionado, sendo a sua textura diferente o resultado do amadurecimento em contacto”. O Queijo de Azeitão DOP (Denominação de Origem Protegida) é um dos mais apreciados em Portugal — e um dos mais distinguidos. Produzido a partir de leite de ovelha e flores de cardo, mistura sabores acídicos, salgados e levemente picantes. A textura amanteigada torna-o mais adequado para barrar do que cortar à fatia. Depois, basta acompanhar com um belo copo de vinho e uma fatia de pão.

O desafio é escolher o sítio onde comprar. É que quem se dedica a esta confeção, esforça-se para conseguir trazer o melhor produto para os clientes, com a essência própria do ex-libris certificado, e trabalha diariamente para alcançar esse objetivo. A melhor parte é que conseguem e, por isso, trouxemos uma lista dos produtores onde pode encontrar o Queijo de Azeitão.  

Carregue na galeria conhecer quem produz este queijo de referência da região de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA