Não há uma recordação que tenham do primeiro encontro, nem do momento em que se apaixonaram um pelo outro. Pedro e Madalena conheceram-se em 2014 e uma coisa é certa: entre Tavira, de onde são naturais, e Londres, onde Madalena estudava, sempre gostaram de viajar. E foi a experimentar vários pratos, de diferentes países, que nasceu a ideia para o U.Tópico, o projeto do casal.
O primeiro espaço abriu em 2020, na Rua Arronches Junqueiro, tornando-se um verdadeiro sucesso. Agora, decidiram mudar o negócio para um sítio maior, na Praça Machado dos Santos. O conceito passa por experimentar vários pratos e petiscos numa só refeição, na lógica da partilha e do convívio. Pedro Bispo, 33 anos, trabalha na área de restauração desde os 15 anos, nos empregos de verão.
Começou a licenciatura na Universidade de Faro, em Desporto, mas no último ano decidiu que não era ali que se sentia feliz. Para limpar a mente e o espírito, decidiu viajar até França, em 2013, onde esteve a trabalhar em restaurantes, cafés e até na apanha da fruta. Poucos meses depois, voltou a Portugal, e foi desafiado por um amigo a trabalhar no seu restaurante, onde acabou por ficar cerca de cinco anos.
De ajudante, passou para gerente nos últimos dois anos. No entanto, sentiu que precisava de seguir outro caminho e abraçar novos desafios. Entretanto, tirou também cursos de vinho, matéria pela qual começou a ganhar gosto. Conheceu Madalena Taveira, 29 anos, em 2014, no restaurante onde trabalhavam, do amigo de Pedro. A química foi crescendo e começaram a gostar um do outro. Madalena nasceu em Lisboa, mas mudou-se para Tavira em adolescente. Com 19 anos, foi tirar o curso de Fashion Designer, em Londres.
Enquanto estudava, trabalhava para pagar os estudos. Nessa altura, começou a namorar com Pedro e, entre viagens, arranjavam sempre tempo para conhecer outros países. Já estiveram em Dublin, Gasglow, Paris, Berlim, Barcelona, Cabo Verde e até Tailândia. Na verdade, foi nestas experiências, muitas delas gastronómicas, que nasceu o bichinho para criarem o U.Tópico. “Comíamos um prato e pensávamos que se fosse connosco, podíamos alterar aqui e ali, e fazer à nossa maneira. Temos esta inspiração”, confessa Pedro à NiS.
Tinham um amigo que morava em Setúbal e, em 2020, mudaram-se para a cidade do Sado. Nessa altura, Madalena estava a tirar um mestrado de Design e Cultura Visual, em Lisboa, e assim era fácil conseguir estar perto de Pedro e, ao mesmo tempo, começar um novo projeto. Abriram o spot no início da pandemia da Covid-19 e, mas, depois de alguns desafios e restrições, o sucesso foi aumentado, até hoje.
O novo espaço é maior, mas o conceito continua o mesmo. Entre um menu com dezenas de vinhos diferentes, vários petiscos e tapas, de frios a quentes, não esquecendo as sobremesas caseiras, a ideia é juntar a família e os amigos e aproveitar ao máximo a experiência que o local proporciona. Os acompanhamentos até são pedidos à parte e há hambúrgueres — os de peixe, feitos com uma posta inteira para os que — não gostam muito de arriscar.
A experiência da New in Setúbal
A NiS foi convidada a visitar o spot e provar alguns pratos. Ao chegar, vemos um sítio clean e com tons neutros, decorado com elementos simples e naturalistas, que nos convidam a sentar num local calmo, sereno e descontraído. O chão e as cadeiras são em madeira e combinam com o balcão, feito totalmente com caixas de vinho — cuja oferta é visível e apetecível assim que entramos. Se quiser sentar-se no exterior, há esplanada na praça.
Começámos por provar a bruschetta de queijo de cabra com mel e alecrim (6,25€), e fomos, desde logo, surpreendidos. É daqueles pratos em que até quem não gosta, vai apreciar. Seguiu-se o camarão frito com gengibre (7,95€) e, como era de esperar deste petisco, também não desiludiu. O camarão era rijo e muito saboroso, o que comprova a qualidade do produto.
O ceviche de dourada com maracujá e leite de tigre (9,95€) foi um dos protagonistas da experiência. A combinação inesperada da frescura dos elementos combina na perfeição, e, por muito cheio que possa estar, vai querer terminar o prato. O tártaro de atum com amêndoa torrada e sweet chilli (9,95€) tinha uma textura divinal, acompanhada com o crocante do fruto seco. O molho equilibra a explosão de sabor deste petisco que tem potencial para ser bestseller do menu.
Se está habituado a dizer que o salmão fumado conquistou o coração, espere até experimentar a bruschetta de bacalhau fumado com cebolada (7,25€). Este prato foi a prova em como nos podemos surpreender, pela positiva, com o inesperado. Ficámos com a certeza de que vamos querer repetir. Provámos ainda o rosbife (6,25€), que vinha no ponto certo e a carne era saborosa e tenra, ideal para partilhar. A harmonização foi feita com o vinho verde Portal da Calçada, com notas subtis e frescas.
Era injusto dizer que o melhor tinha ficado para o final depois de termos provado todos os pratos apresentados, sem desilusões, mas a verdade é que a tarte de chocolate com flor de sal (4,5€) estava deliciosa, com consistência perfeita. Pense numa boa mousse de chocolate, mas transformada noutro doce, e ainda melhor, com base de bolacha Oreo — este, não vai querer partilhar. Todos os pratos chegaram empratados com cuidado e atenção. Enquanto comemos, fomos servidos com toda a simpatia por Ana, funcionária do estabelecimento.
Carregue na galeria para conhecer o espaço e ver alguns dos pratos que pode provar no U.Tópico.