comida

Setubalenses, já abriu o novo café do Jardim do Bonfim

A cafetaria do Viva Setúbal abriu no dia 21 de janeiro, sexta-feira. O restaurante será inaugurado em fevereiro.
A cozinha vai estar nas mãos da chef Joana Fraga.

Se costuma passear pelo Parque do Bonfim, sabe que o edifício central junto ao lago dos patos está fechado já há algum tempo. O que é uma pena, porque é um spot incrível e que faz parte das memórias de muitas gerações de setubalenses. Em março de 2020, a cafetaria que estava a funcionar num dos mais emblemáticos jardins da cidade fechou por motivos financeiros, pelo que Maria das Dores Meira, na altura presidente da Câmara Municipal de Setúbal, lançou uma hasta pública para a exploração da superfície.

Quase dois anos depois, o espaço volta a abrir portas com novos proprietários, um novo nome e um conceito diferente. A chef Joana Fraga, de 35, é a responsável por este novo projeto. O Viva Setúbal vai estar dividido entre a cafetaria e o restaurante e, no verão, o objetivo é abrir um rooftop na parte de cima.

A cafetaria abriu na sexta-feira, dia 21 de janeiro. Por isso, se estiver pelo Jardim do Bonfim, não se esqueça de fazer uma visita ao novo espaço. O café vai ter os bolos tradicionais da zona, hambúrgueres gourmet e uma das grandes novidades vão ser as tostas de polvo. A cafetaria vai estar aberta todos os dias, das 7h30 às 18 horas. 

O restaurante vai ser inaugurado apenas no início de fevereiro, mas a New in Setúbal pode já adiantar que a ementa vai focar-se nas carnes fumadas. “A nossa ideia é dar um novo conceito aos produtos tradicionais da zona. Vamos servir os produtos locais mas de uma forma mais sofisticada”, explica à NiS Joana Fraga.

Quem vai estar à frente do restaurante e mandar na cozinha é a chef Joana Fraga, que já tem muita experiência na área. Trabalhou no Museu do Oriente e como chef executiva do grupo Trivalor, SGPS. “O objetivo é confecionar coisas que mais ninguém tem e fazer com que esta casa se torne uma referência na cidade”, sublinha a chef do Viva Setúbal.

Na carta da carne, vai encontrar picanha, pato fumado, rubia gallega (uma carne espanhola de eleição) e presas de porco, que são servidas com arroz com tinta de choco. A proprietária garante que estas carnes “desmancham-se na boca e quase que se podem comer à colher”. 

A cozinha vai ser aberta e tem um forno defumador enorme que veio da Hungria. Só existem três destes no País e a grande diferença é que é um forno a lenha e dá para grandes quantidades. 

O Viva Setúbal vai ter uma parceria com a conhecida Ermelinda Freitas e, por isso, vão usar os vinhos da Casa em muitos dos pratos. No que diz respeito à ementa do peixe, também há muito por onde escolher. A moqueca de peixe, o pica pau de atum, o camarão com moscatel da Ermelinda Freitas e o ceviche para as entradas são algumas das sugestões. 

As sobremesas também vão ter muitos apontamentos de produtos da zona. O cheesecake de queijo de Azeitão, o gelado de queijo de cabra e o brownie de manteiga de amendoim com banana são algumas das sobremesas que fazem parte da carta. O restaurante vai ter música ambiente e uma esplanada com vista para o lago. O maior objetivo com a abertura deste novo espaço é “resgatar esta praça histórica para que volte a ter mais vida”. 

Quem manda nisto tudo?

Nome: Joana Fraga
Idade: 35
Prato favorito: Presas de porco
Guilty pleasure: Comer uvas congeladas à noite
Convença-nos a visitar o espaço:Vai ser um lugar irreverente e único aqui na cidade”.

Carregue na galeria para ver como está a ficar o novo espaço do Jardim do Bonfim.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA