comida

Setúbal vai estar no “Peixe em Lisboa” — e há showcookings de chefs da cidade

O festival gastronómico começa esta quinta-feira, 4 e vai até 14 de abril, domingo, no Pavilhão Carlos Lopes.
Perfeito para os fãs de peixe e marisco.

É já esta quinta-feira, 4 de abril que arranca a 12.ª edição do “Peixe em Lisboa”, o maior festival gastronómico da capital dedicado à valorização do peixe e marisco nacionais, no Pavilhão Carlos Lopes. Pela primeira vez, Setúbal marca presença no evento, com um expositor próprio no âmbito do programa Setúbal Terra de Peixe.

Um dos grandes destaques da participação da cidade do Sado são os vários showcookings e as degustações conduzidas por chefs de conhecidos restaurantes setubalenses. Para começar, A Casa do Peixe vai apresentar pelas mãos do cozinheiro Luís Cruz uma receita especial de favada de choco e raia de escabeche no dia 8, segunda-feira, às 21h30.

Já o chef João Oliveira do restaurante De Pedra e Sal na Baixa vai confecionar um prato de robalo em cama de pimentos e cavala braseada com salada de rebentos de soja no dia 9, terça-feira, também às 21h30. No dia seguinte à mesma hora, Miguel Batista de A Vela Branca, no Parque Urbano de Albarquel propõe como iguaria da noite choco frito em sêmola de milho, servido com risotto de choco e bacalhau lascado em cama de húmus, polvilhado com salsa.

No dia 11, quinta-feira é a vez de Mauro Loureiro, responsável pela cozinha do Mar ao Largo aberto há poucos meses na Baixa apresentar o já famoso risotto de choco, uma das estrelas da carta. As Conservas Belmar também não podiam faltar no programa do festival. Na sexta-feira à noite, 12, Ricardo Vitali confeciona quatro pratos inovadores: rebuçado de cavalinha salteado com ervas frescas, salada de ovas de sardinha, cavalinhas em vinagrete picante de conserva, regadas com laranja e lima e tosta de sardinha temperada com limão, pimentos e coentros.

O preço da entrada diária são 15€. O “Peixe em Lisboa” organizado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL) vai funcionar todos os dias, das 12 à meia-noite, sendo que às sextas e sábados o horário vai até à uma da manhã. Para ficar a conhecer mais detalhes sobre o programa do festival, pode consultar o site oficial do evento.

tags: "Peixe em Lisboa", A Casa do Peixe, festival, gastronomia, Mar ao Largo, Setúbal Terra de Peixe, showcookings