comida

Setúbal está na corrida às “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Foram apurados sete doces da região na 2.ª fase de eliminatórias. Agora, a decisão está nas mãos do público.
O bombom de moscatel foi um dos doces apurados.

O concurso gastronómico “7 Maravilhas Doces de Portugal” está de volta com o objetivo de eleger as melhores iguarias do continente e das ilhas. Neste momento já foram apurados pelo júri 140 doces na 2.ª fase de eliminatórias.

Este ano, o distrito de Setúbal está representado por sete doces típicos da região: arroz doce com leite de ovelha (Palmela), bombom de moscatel (Palmela), esses de Azeitão (Setúbal), queijadas do Torrão (Alcácer do Sal), pudim de nozes do Convento de Jesus de Setúbal (Barreiro), pinhoadas (Alcácer do Sal) e tortas de Azeitão (Setúbal).

Depois do apuramento dos 140 candidatos pelos especialistas, a votação fica nas mãos do público que vai escolher os seus doces favoritos ao longo de 20 programas transmitidos em direto na RTP1, em julho e agosto. De cada um deles vai sair um pré-finalista para as semifinais.  

Os 28 pré-finalistas encontrados serão divididos por sorteio pelas duas semifinais, que acontecem nos dias 24 e 31 de agosto em dois programas emitidos pelo canal público. Em cada semifinal são apurados os sete doces mais votados, que serão apreciados pelo painel de jurados. A gala final está marcada para 7 de setembro.

A novidade desta edição é a criação de um grande júri composto por sete figuras mediáticas, responsáveis pela repescagem de mais oito candidatos, que se irão juntar aos 20 pré-finalistas eleitos pelo público. Estão na corrida ao título para melhor doce de Portugal 20 regiões do País. São elas Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

tags: "7 Maravilhas Doces de Portugal", eliminatórias, esses, júri, público, tortas de Azeitão, votação