comida

Semana do Salmonete: 2 receitas especiais para fazer em casa

O chef Luís Cruz revelou à New in Setúbal as formas de confeção de papelote de salmonete e salmonete de Beringel.
O papelote é servido no prato. Foto: CMS.

A Semana do Salmonete está de volta a Setúbal entre os dias 1 e 10 de novembro. No último festival gastronómico do ano, vai poder provar as melhores receitas de um dos peixes mais típicos do Rio Sado, em vários restaurantes do Concelho.

A poucas semanas do arranque do evento, a New in Setúbal falou com o chef Luís Cruz, responsável pelo famoso restaurante A Casa do Peixe, um dos espaços aderentes da lista, que revelou duas formas infalíveis de confeção de salmonete: o papelote de salmonete e o salmonete de Beringel.

O papelote de salmonete tem a particularidade de ser servido em papel de alumínio. A receita, da autoria de Luís Cruz foi apresentada na degustação comentada da Semana do Salmonete 2018, que decorreu em novembro, na Casa da Baía.

Além do papelote, Luís Cruz criou o prato de salmonete de Beringel, numa homenagem à vila alentejana do Concelho de Beja, que vai confecionar no restaurante, durante o festival do salmonete. O prato é servido numa beringela. Mas atenção, que tanto o papelote como o salmonete de Beringel são apenas confecionados por encomenda, através do número 960 331 167.

Fique agora a conhecer as receitas de papelote de salmonete e salmonete de Beringel.

Papelote de salmonete

Do que precisa

— salmonete com os fígados

— limão

— pimenta

—  azeite

— coentros

— bróculos

—  uma raspa de limão

— uma raspa de laranja

— flor de sal

—  picante q.b.

—  moscatel de Setúbal

— sumo de laranja

— sumo de limão

—  papel de alumínio

Como se faz

Filetar o salmonete e fazer o molho usando os fígados, limão, laranja e o moscatel de Setúbal. Colocar o molho a cozer no interior do papelote (papel de alumínio), já com o salmonete em cama de coentros, bróculos, azeite, raspas de laranja, limão e a flor de sal. Pôr o preparado em forno brando cerca de meia hora.

Luís Cruz é o responsável pelo restaurante A Casa do Peixe. Foto: CMS.

Salmonete de Beringel 

Do que precisa

—  filete de salmonete

— beringela

—  courgette

— flor de sal

— um tomate

— uma cebola às rodelas

— coentros

— dois/três cogumelos

— uma cenoura

— azeite

— natas

— pimenta q.b.

— piri-piri (opcional)

Como se faz

Depois de filetar o salmonete, cozer o preparado de ingredientes, que vai servir de cama ao salmonete já pré-aquecido e colocar no forno para acabar de gratinar.  

As semanas gastronómicas, que decorrem ao longo do ano são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da marca, “Setúbal Terra de Peixe”. O objetivo é estimular a restauração e a gastronomia locais e promover a cidade, como destino turístico de excelência.

tags: Luís Cruz, papelote, receitas, salmonete de Beringel, Semana do Salmonete

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal