comida

Semana do Choco está de volta a Setúbal

O festival gastronómico decorre de 23 a 31 de março. Vai poder comer choco frito de 67 restaurantes diferentes.
Boas notícias para os fãs de choco.

Está de volta a Setúbal um dos eventos mais esperados do ano. É já no próximo sábado, dia 23 de março que arranca mais uma Semana do Choco. Até ao final do mês há 67 restaurantes do concelho que vão ter na ementa várias iguarias à base do molusco típico da região.

Entre os muitos espaços aderentes a esta iniciativa, encontramos restaurantes como a 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega Leo do Petisco, Antoniu´s, Baía do Sado, Baluarte da Avenida, Bombordo, Café com C, Cais 56, Calha Bem, Cantinho dos Barris, Capitão Cook, Casa do Mar, Casa Lagarto e Casa Morena.

E atenção que nem só de frituras vive o choco em Setúbal. Além do tradicional choco frito à setubalense há outras propostas como feijoada de choco, favada de choco, arroz de choco com tinta, choco ao alhinho, espetadas de choco. E claro, o risotto de choco, pataniscas de choco, caldeirada ou jardineira, massinha de choco, entre outros. 

Para os fãs do molusco de todas as formas e sabores, o melhor é ficar com atenção para as ementas do Churrasquinho do Sado, da Copa D´Ouro, De Pedra e Sal, Duarte dos Frangos, Estrela do Sado, Estuário do Sado, In Sado, Mar Azul, Mar Azul 2, Mar ao Largo, Mar Salgado, Mar Troia, Museu do Choco, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, Novo Lídia, O Bote, O Cantinho dos Petiscos, O Convés, O Douradinho, O Nau, O Pescador II, O Praxedes, O Saca Rolhas, O Ramila e O Velho Fernando.

Ostradomus, Petisqueira do Adoa, Pinga Amor, Rebarca, Restaurante Bar Mar (Praia da Figueirinha), Restaurante Miami, Restaurante Ó Manel, Restaurante O Miguel, Restinguinha, Retiro da Algodeia, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Lídia e Verde e Branco são os outros restaurantes onde pode provar o tradicional choco de Setúbal.  

O programa conta ainda com uma aula de culinária e uma degustação comentada. O showcooking está marcado para este sábado, 23, às 10 horas. No dia 31, domingo, às 18 horas acontece a degustação comentada conduzida pela chefe Daniela Polido. 

As duas atividades são na Casa da Baía e a entrada é livre. Mas tem de se inscrever até 20 de março, quarta-feira para a aula e até 27, quarta-feira, se quiser assistir à degustação. Pode fazê-lo através do telefone 265 545 010 ou para o mail gape@nullmun-setubal.pt. Tal como aconteceu em edições anteriores, a Semana do Choco 2019 é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Docapesca.

tags: festival gastronómico, restaurantes aderentes, Semana do Choco, setúbal