comida

Semana do Choco: descobrimos o segredo para a receita perfeita

A chef Daniela Polido revela à New in Setúbal uma forma infalível de confeção do famoso molusco.
Mais uma para anotar no livro de receitas.

É já este sábado, dia 23 de março, que arranca mais uma Semana do Choco em Setúbal. E para quem não resiste a um bom prato de choco frito, esta é a oportunidade ideal para comer em 67 restaurantes do Concelho. Tem até 31 de março, domingo, para eleger o melhor espaço da lista de restaurantes especialistas no rei da gastronomia setubalense. 

Além das ementas especiais de choco assado, com ou sem tinta, ensopado, em caldeirada, estufado, de feijoada ou o típico choco frito com batatas fritas há dois eventos gastronómicos para assinalar esta semana na Casa da Baía. O primeiro vai ser um showcooking e está marcado para sábado, às 10 horas. Na lição, vai aprender algumas técnicas de confeção do molusco. 

No dia 31, domingo há uma degustação comentada conduzida pela chef Daniela Polido. Vai ser confecionado um menu especial de degustação e revelados todos os segredos para uma boa textura e sabor do choco.  Na degustação, a chef vai fazer uma taça de picadinho fresco de choco, com aipo, manga, pepino, lima, coentros, algas frescas e cebola roxa. 

A New in Setúbal falou com Daniela Polido, que revelou uma receita para um choco frito perfeito. Ora, anote bem:

Ingredientes

— 200 gramas de choco
— sumo de limão
— sal
— tabasco
— louro
— alho
— 50 gramas de farinha de milho
— 50 gramas de farinha de trigo
— 0,5 litros de óleo de girassol

Modo de preparação

Deve cortar o choco em tiras. Temperar no dia anterior com sal, tabasco, limão, louro e alho e aquecer o óleo a 180°C. Depois tem de misturar a farinha de trigo e a farinha de milho.  A seguir passar o choco pela mistura de farinhas e fritar. Retire só quando estiver tudo dourado.

O uso da farinha de milho vai deixar a fritura mais seca e menos gordurosa. Se preferir uma opção sem glúten, pode sempre substituir a farinha de trigo pela de arroz. Atenção, quando for ao mercado ou à lota não se esqueça de comprar um choco grande e retirar a película transparente da pele para ficar mais macio. 

Daniela Polido, 30 anos, é licenciada em Engenharia Geológica, mas deixou a área para estudar cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Esteve em Barcelona quatro anos a trabalhar no Grupo Carles Abellan (1 Estrela Michelin).

Voltou para Portugal em 2018 e tornou-se formadora na escola de hotelaria. Tem um restaurante no Meco chamado Celmar e faz trabalhos de foodstyling para várias marcas no Raw Studio, em Lisboa.

Semana do Choco 2019Cerca de 70 restaurantes de Setúbal dão a provar receitas de choco, umas tradicionais, outras inovadoras, num evento gastronómico que arranca no dia 23 e se prolonga até 31 de março.Saiba tudo em https://www.mun-setubal.pt/choco-alimenta-semana-gastronomica/A SEmana do Choco é dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro.

Publicado por Município de Setúbal em Quinta-feira, 14 de março de 2019

tags: choco frito, Daniela Polido, degustação comentada, receita, Semana do Choco