comida

Semana do Carapau e da Sardinha: conheça as receitas da aula de culinária

A New in Setúbal falou com a chef Isabel Fonseca, que vai conduzir o evento deste sábado, 24 de agosto, na Casa da Baía.
Uma das receitas são cornetos de carapau com tempura de azeite.

É já este sábado, 24 de agosto, que começa a Semana do Carapau e da Sardinha. Até 1 de setembro vai poder provar receitas das duas iguarias, rainhas da gastronomia setubalense em 64 restaurantes do Concelho. O arranque do festival gastronómico fica marcado por uma aula de culinária este sábado, às 10 horas, na Casa da Baía.

A New in Setúbal esteve à conversa com a chef Isabel Fonseca responsável pela sessão, que revelou os pratos que vai confecionar. A aula prática é dirigida a 12 pessoas. Isabel Fonseca vai ensinar algumas técnicas para filetar o peixe. O menu inclui duas receitas: uma mais tradicional, espetadas de carapau com pimentos de várias cores e cebola roxa e outra mais elaborada, os cornetos de carapau com tempura de azeite, raspas de limão, salsa picada e massa filo.

A 1 de setembro, domingo, a chef volta à Casa da Baía para uma degustação comentada, a partir das 18 horas. Neste caso, 30 pessoas vão aprender a trabalhar o carapau fresco e há propostas de receitas de carapau e sardinha em conserva. Pode provar ceviche e tempura de carapau fresco, húmus com carapau em conserva acompanhado de saladinha crocante e ainda um taquinho de sardinha em conserva, com pickles de rabanete e cebola. Os pratos da degustação serão servidos, com limonada fresca e uma harmonização de sumos.

Tanto a aula como a degustação são de participação gratuita, mas tem de se inscrever. No caso da aula de culinária, as marcações são até esta quinta-feira, 22 de agosto. Já as reservas para a degustação comentada podem ser feitas até 29, quinta-feira. A inscrição pode ser feita diretamente na Casa da Baía, para o número 265 545 010 ou através do email gape@nullmun-setubal.pt.

Isabel Fonseca, 38 anos e natural de Lisboa, é atualmente formadora de cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. As semanas gastronómicas são promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa “Setúbal Terra de Peixe”. O objetivo é estimular a restauração e a gastronomia locais.

tags: aula de culinária, Câmara Municipal de Setúbal, Casa da Baía, degustação comentada, Semana do Carapau e da Sardinha, setúbal