comida

Semana da Sardinha: 2 receitas que pode experimentar em casa

A chef Maria João Patronilho da SISO — Gastronomia Artesanal partilhou as propostas que vai confecionar na degustação.
Ceviche de sardinha com abacate e tangerina.

A Semana da Sardinha começou a 24 de julho e chega ao fim este domingo, 2 de agosto. Ao todo, 49 restaurantes do concelho de Setúbal confecionaram receitas especiais à base de um dos peixes mais famosos da região: a sardinha. Como é habitual, o festival gastronómico termina com uma degustação comentada na Casa da Baía.

A edição deste ano vai contar com a participação da chef Maria João Patronilho da marca SISO — Gastronomia Artesanal. A New in Setúbal falou com a chef, que partilhou as duas receitas especiais que vai apresentar no showcooking: o gaspacho com creme de manjericão e um ceviche de sardinhas. A sessão está marcada para as 18 horas.

Tome nota das receitas do gaspacho com creme de manjericão e do ceviche de sardinhas.

Gaspacho com creme de manjericão

Do que precisa para o gaspacho

— uma fatia grande de pão alentejano;
— um pepino (sem sementes); 
— sete tomates grandes e maduros (sem sementes); 
— um pimento vermelho grande (sem pele e sem sementes); 
— uma cebola média;
— azeite qb;
— vinagre balsâmico qb;
— polpa de tomate qb;
— flor de sal qb. 

E para o creme de manjericão

— um ramo de manjericão;        
— natas de aveia/arroz qb; 
— açúcar mascavado ou amarelo qb.

Como se faz

Cortar todos os ingredientes (legumes) e colocá-los num recipiente por camadas. Por último colocar o pão cortado em pequenos pedaços. Regar com azeite e vinagre e deixar 12 horas no frio. Depiois retirar do frio, triturar tudo e acrescentar água até se conseguir a consistência adequada.

Colocar numa caçarola pequena as folhas de manjericão, as natas e o açúcar, ferver em lume brando cerca de cinco minutos. A seguir triturar tudo e corrigir os temperos até ficar em creme suave. Colocar o gaspacho num copo e regar com uma colher de chá do creme de manjericão e está pronto a servir. 

Fatia torrada de pão alentejano, filete de sardinha marinado e flamejado com creme de pimento vermelho e rebentos de coentro.

Ceviche de sardinhas

Do que precisa

— 60 sardinhas grandes em filete (24 pessoas); 
— três abacates; 
— 60 tomates cherry; 
— uma cebola roxa grande picada; 
— sumo de lima; 
— sumo de três tangerinas; 
— gomos de duas tangerinas;
— coentros e orégãos; 
— flor de sal; 
— rebentos de coentros e flores. 

Como se faz

Limpar as escamas e as barrigas, filetar as sardinhas, tirar os respetivos lombos e colocá-los num prato. Pôr a marinar com o sumo das limas e tangerinas durante 15 minutos. Passado esse tempo, escorrer os líquidos, cortar os lombos de sardinha em cubos pequenos. Reservar.

Picar a cebola em cubinhos muito pequenos, cortar os abacates e o tomates em pedaços pequenos. Numa taça colocar as sardinhas já cortadas em cubos pequenos, juntar os abacates e o tomates, os orégãos, os coentros picados, o sumo das limas e as tangerinas da marinada. Misturar tudo muito bem. Colocar numa taça, acrescentar os gomos de tangerina sem pele cortados em dois, os rebentos e as flores. Servir de imediato.

tags: Casa da Baía, degustação comentada, receitas, Semana da Sardinha, Siso Gastronomia Artesanal

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal