comida

Semana da Ostra: conheça a receita da degustação da Casa da Baía

Márcio Silva revelou à New in Setúbal uma forma de confeção de ceviche.
A sessão começa às 18 horas. Foto: CMS.

A Semana da Ostra termina este domingo, 13 de outubro. Por isso, ainda tem alguns dias para provar as melhores receitas do molusco, originário do Estuário do Sado, nos 31 espaços aderentes do Concelho. Além dos restaurantes, este domingo (último dia do festival gastronómico) está marcada uma degustação comentada na Casa da Baía, às 18 horas.

A sessão de cozinha ao vivo será conduzida por Márcio Silva, do Grupo Desportivo e Cultural Santo Ovídeo e Ostra Ribeiro. À New in Setúbal, o responsável pela degustação explicou que vai apresentar quatro tipos de confeção de ostra: ostras abertas ao natural com limão/maracujá, ceviche de ostras, ostras panadas e ostras gratinadas, uma das suas grandes especialidades.  

Se quiser experimentar fazer o ceviche de ostras em casa, deixamos-lhe a receita completa, com os ingredientes e o modo de preparação.

Do que precisa:

— 12 ostras

— 50 gramas de gengibre

— uma cebola roxa

— duas malaguetas sem sementes

— 2/3 limas

Como se faz: 

Deve abrir as ostras ao natural, cortá-las em três ou quatro pedaços e guardar. A seguir, pique a cebola roxa, o gengibre e as malaguetas. Depois é só juntar tudo num recipiente e marinar com o sumo de lima e colocar no frio, durante 30 a 40 minutos. Sirva com uma rodela de lima ou salicórnia para decorar.

Márcio Silva, 25 anos, é soldador e formador de profissão. Embora não tenha um curso de culinária, é apaixonado pelo mundo da cozinha e desde muito cedo, que começou a confecionar vários pratos tradicionais, com base nos ensinamentos da sua mãe e avó.

As semanas gastronómicas são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da marca “Setúbal Terra de Peixe”. O objetivo é estimular a restauração e a gastronomia locais e promover a cidade, como destino turístico de excelência. De 1 a 10 de novembro é o salmonete, que vai estar em grande destaque no Concelho.

tags: Casa da Baía, ceviche de ostra, degustação comentada, receita, Semana da Ostra, setúbal